NA JUSTIÇA

MP entra com ação contra prefeito de Esmeraldas por suposta compra de votos

Segundo a denúncia, liderança comunitária “influente” teve o quarteirão onde mora asfaltado em troca de suposto apoio político; prefeito nega irregularidades

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
05/10/2024 às 19:19.
Atualizado em 05/10/2024 às 19:39

Esmeraldas, na Grande BH, tem 55.470 eleitores aptos a votar para prefeito neste domingo (6), segundo o TSE (Prefeitura/ Divulgação)

O Ministério Público Eleitoral entrou, neste sábado (5), com uma ação contra o atual prefeito de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por suposta compra de voto. Segundo a denúncia, Marcelo Nonato (Solidariedade), candidato à reeleição, teria prometido o asfaltamento de uma rua no município em troca do apoio político de uma liderança comunitária. A obra foi realizada. Em nota divulgada nas redes sociais (leia abaixo), Nonato alega que as acusações são falsas e que vai provar a improcedência da ação.  

De acordo com o MP, um líder comunitário “influente” teve o quarteirão da via onde mora asfaltado dias após receber uma visita do atual prefeito. Antes disso, segundo testemunhas, a liderança seria apoiadora de outra chapa que concorre à Prefeitura de Esmeraldas, tendo inclusive participado da convenção partidária da oposição.

Segundo a promotoria, relatos de testemunhas e um áudio confirmariam o suposto “acordo” entre o líder comunitário e Nonato. O MP sustenta que o prefeito “prometeu vantagem pessoal” e “entregou a promessa em  tempo recorde e em troca de votos”.

Por isso, o MP pede à Justiça, na ação, que seja impedida ou cassada a diplomação de Nonato e do vice (se eleitos) e a aplicação de multa. A diplomação é quando a Justiça Eleitoral atesta que o candidato vencedor está apto a tomar posse no cargo. Se confirmada pela Justiça em decisão colegiada ou definitiva, a suposta compra de votos pode levar à inelegibilidade dos envolvidos.

Nonato foi procurado pelo Hoje em Dia para comentar o caso, mas os telefones fixo e celular indicados no site da Prefeitura de Esmeraldas não atenderam. No Instagram, ele publicou uma nota de esclarecimento. Veja a íntegra do texto:

"Eu, Marcelo Nonato Figueiredo, candidato à reeleição pela Prefeitura de Esmeraldas, juntamente com meu vice, Gustavo Henrique Machado de Oliveira, venho a público esclarecer as informações falsas que têm circulado recentemente. Essas Fake News, disseminadas às vésperas da eleição, são tentativas desesperadas de adversários que, diante da iminente derrota, buscam confundir a população com inverdades.

Reitero que minha candidatura está plenamente regularizada, conforme as normas eleitorais, como comprovado pelo print oficial do sistema “DivulgaCand”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual constamos como aptos e concorrendo às eleições municipais de 2024. Não houve qualquer cassação de nossa candidatura.

Mais uma vez, como correu nas eleições passadas, o Ministério Público ajuizou ação contra nossa candidatura. Trata-se de fatos inverídicos, e no momento oportuno, provaremos judicialmente a improcedência dessa ação. Destaco ainda que tal ação, assim como outras anteriormente movidas por adversários, não gera qualquer consequência eleitoral.

Agradeço à população de Esmeraldas pela confiança e reafirmo, junto com meu vice, Gustavo Henrique Machado de Oliveira, nosso compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de nossa cidade".

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por