(Antônio Cruz/Agência Brasil)
Na véspera da votação na Câmara sobre o acatamento ou não da denúncia, o presidente Michel Temer segue a ofensiva com parlamentares. Temer, que chegou no Planalto, tem uma agenda extensa nesta terça-feira (1º), incluindo uma cerimônia e possivelmente, apesar de não constar na agenda oficial, deve participar de um almoço com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária.
A agenda do presidente começou por volta das 10 horas, em uma audiência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro. Na sequência, Temer recebe o deputado José Reinaldo (PSB/MA) e depois o deputado Laudívio Carvalho (SD/MG).
Às 11h30, o presidente tem agendada uma reunião com Marcos Pereira, Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e o deputado Silas Câmara (PRB/AM). Depois, ao meio dia, recebe o deputado Daniel Vilela (PMDB/GO).
Não há na agenda, mas auxiliares do presidente afirmam que no horário do almoço ele deve comparecer a um encontro promovido pela bancada ruralista. A Frente Parlamentar pela Agropecuária reúne 209 deputados. Para que a denúncia contra Temer seja aceita são necessários 342 votos - dois terços dos parlamentares - e, mesmo com traições na base aliada, o governo acredita que conseguirá derrotar a oposição.
Nesta terça, o presidente finalmente editou a medida provisória que ficou conhecida como o Refis do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), que era um pleito da bancada. A medida permite o parcelamento de débitos de produtores rurais pessoas físicas e adquirentes de produção rural à seguridade social vencidos até 30 de abril de 2017, com condições facilitadas.
Às 14 horas, o presidente recebe o cientista político e amigo de muitos anos, Gaudêncio Torquato. Às 15 horas, participa de cerimônia de Assinatura de Ato que Autoriza a Criação de Novos Cursos de Medicina, com os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Mendonça Filho (Educação).
Às 16 horas, Temer tem agenda com o deputado Augusto Coutinho (SD/PE) e, às 16h30, recebe os deputados amazonenses Átila Lins (PSD/AM), Alfredo Nascimento (PR/AM) e Sabino Castelo Branco (PTB/AM).
Às 17 horas, o presidente se encontra com o deputado Jaime Martins (PSD/MG) e, às 17h30, recebe o governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).
Os últimos compromissos previstos na agenda oficial são: às 19 horas, com o deputado Marco Tebaldi (PSDB/SC) e, às 19h30, uma reunião com o deputado Paulo Feijó (PR/RJ).Leia também:
'Vergonhoso', diz Moro sobre Bendine pressionar motorista
/economiaefinancas/reformas-s-o-fundamentais-para-estabilizac-o-e-retomada-da-atividade-diz-ata-1.548078