Sabatina

No SBT, Bolsonaro é questionado sobre salário mínimo, Orçamento Secreto e relação de poderes

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
21/10/2022 às 22:08.
Atualizado em 21/10/2022 às 22:17

(Reprodução)

O candidato à reeleição para presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), participou de uma sabatina do SBT nesta sexta-feira (21). No primeiro bloco, ele foi questionado por jornalistas sobre a proposta de aumentar o salário mínimo acima da inflação.

Recentemente, Bolsonaro se pronunciou sobre uma possível proposta de seu ministro da Economia, Paulo Guedes, em fazer o aumento do salário mínimo deixar de ser obrigatório de acordo com a inflação.

Ao tratar desse tema em evento de campanha em São Paulo nesta sexta, o presidente afirmou que a informação era falsa e prometeu, em 2023, aumentar o salário acima da inflação. Mas na sabatina ele foi lembrado de que a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada ao Congresso não continha aumento real do salário.

"O Paulo Guedes tem me garantido que o recurso virá da taxação em cima dos dividendos", explicou Bolsonaro no SBT.

Ele culpou a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 e a guerra entre Ucrânia e Rússia por não ter concedido aumento real no salário mínimo nos quatro mandatos de governo.

Orçamento secreto
Os jornalistas que participaram da sabatina apontaram também que o Orçamento Secreto foi criado por meio de um texto enviado por Jair Bolsonaro ao Congresso, o que ele negou.

Ele afirmou que a medida é uma tentativa de ampliar os poderes dos parlamentares. "Por vezes, você é obrigado a se curvar para o Legislativo", confessou. 'O que houve nessa época é o Congresso querer poder, perderam o poder comigo porque não entreguei ministérios, também não entreguei estatais. Além das estatais, não tiveram bancos oficiais, buscaram participar do orçamento", exdplicou o presidente.

Impeachment de ministro
Jair Bolsonaro também foi questionado sobre o relacionamento entre os poderes. Os jornalistas citaram uma fala do vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão que prometeu buscar o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

Bolsonaro lembrou que já pediu o impeachment de Moraes anteriormente, mas prometeu não voltar a fazer isso.

Igualdade Racial
O candidato à reeleição respondeu também sobre programas voltados à população negra do Brasil. Apontado durante a sabatina como um governo que pouco fez até o momento e que teria desmontado políticas públicas ligadas a esse assunto, Bolsonaro se defendeu.

"Eu procuro tratar todo mundo igual. Se você vê, por exemplo, a violência, que no passado sempre estave ligada aos negros e à comunidade LGBT, esses números diminuíram no meu governo", afirmou.

'Nosso governo procura atender todo mundo, se afastar daquela pauta 'nós contra eles'", completou o presidente.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por