Nome tucano para disputa ao governo de Minas deve ser conhecido apenas em 2014

Amália Goulart - Hoje em Dia
20/08/2013 às 07:13.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:07

Diante um quadro com pelo menos cinco pré-candidatos a ocupar o lugar do governador Antonio Anastasia (PSDB), os tucanos podem deixar para depois do Carnaval a escolha do agraciado para disputar o governo de Minas contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT).

Na segunda-feira (19), o presidente estadual do PSDB, e também um dos cotados para a vaga, Marcus Pestana, informou que o anúncio seria feito, na melhor das hipóteses, em dezembro deste ano, ou apenas em 2014.

“Esta decisão vai ser em dezembro ou depois do Carnaval. Ainda tem muita água para rolar. Enquanto isso, cada um cumpre seu papel. Nossa prioridade agora é a construção de um projeto nacional liderado por Aécio (Neves)”, disse.

Havia a expectativa, entre os aliados, de que a decisão fosse tomada em outubro deste ano.

Nos bastidores, a explicação para o atraso é a pluralidade de nomes que estão no páreo e o temor do senador Aécio em desagradar os que ficarão de fora. O tucano ainda espera uma definição sobre as alianças partidárias, no plano nacional, para guiar o posicionamento em Minas. Um dos exemplos de indefinição são os rumos do PP. A legenda apoia a presidente Dilma Rousseff (PT), mas ainda não declarou apoio à reeleição. Aécio quer disputar a Presidência da República.

No Estado, o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) deseja ser o candidato ao governo com o apoio de Aécio.


Cotados

Além do vice-governador e de Pestana, estão no páreo o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), o secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga. Aécio tem confidenciado a aliados que tem preferência por Pimenta da Veiga ou Marcus Pestana. O primeiro nome, porém, sofre resistências por conta de uma proximidade com Marcos Valério.

Mesmo com a pré-candidatura do adversário Fernando Pimentel consolidada, Pestana nega que os tucanos sairão para a disputa em atraso. “Deixa ele na chuva. O apressado come cru”, diz.

Enquanto espera a definição de Aécio, o PSDB começa a montar a chapa para as eleições de deputados. Ontem, o presidente estadual do partido e o secretário de Governo mineiro, Danilo de Castro, receberam figuras conhecidas que receberam convites para filiarem-se à legenda. Dentre eles estava o ex-jogador de vôlei, Giovane Gávio.

Leia mais na Edição Digital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por