Se as eleições fossem hoje, o ex-deputado estadual Gustavo Mitre (Republicanos) venceria a corrida pela Prefeitura de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, com 48,8% dos votos. O índice faz parte da pesquisa mais recente do Instituto SigDados, divulgada nesta sexta-feira (7). As entrevistas foram em 24 e 25 de maio.
Em abril, levantamento feito pelo mesmo instituto já mostrava a liderança de Gustavo Mitre na disputa majoritária. Na nova pesquisa, ele permanece à frente na preferência do eleitorado. Quando considerados apenas os votos válidos, o ex-deputado tem 77,5%.
A atual vice-prefeita Gláucia Santiago, do PL, ocupa o segundo lugar, com 10,2% das intenções e 16,1% dos votos válidos, seguida pelo empresário Maurício Nazaré, do PSD, que registra 2,2% e 3,4% dos votos válidos, respectivamente.
Jerry Adriane, representante do PSOL, apresenta 1,8% das intenções e 2,9% dos votos válidos. As opções “Ninguém”, “Nulo” e “Branco” somam 23,3% das intenções, enquanto os entrevistados que optaram por “Não Sabe/Não Respondeu” representam 13,7%. É importante observar que a soma pode não totalizar exatamente 100% devido ao arredondamento das casas decimais
Entre os eleitores que já definiram o voto, 57% afirmam que não pretendem alterar a escolha até o dia das eleições, marcadas para 6 de outubro.
Apenas 11,7% dos entrevistados manifestaram disposição para reconsiderar a decisão, enquanto 21,5% disseram que “talvez” mudem a escolha. Outros 9,8% não sabem ou não responderam à pergunta sobre o voto.
As informações foram coletadas com um total de 600 eleitores. A pesquisa tem margem de erro estimada em 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos.
Outro cenário
A pesquisa analisou uma segunda possibilidade de cenário eleitoral. Em um contexto simplificado, com apenas três pré-candidatos à Prefeitura de Itaúna, Gustavo Mitre obtém 57,2% das intenções de voto.
Jerry Adriane e Maurício Nazaré encontram-se em empate técnico, registrando, respectivamente, 3,3% e 2,7%. A parcela de eleitores que optou por Ninguém/Nulo/Branco representa 21,1%, enquanto Não Sabe/Não Respondeu somam 15,8%.
Rejeição
Dentre os pré-candidatos, Gláucia Santiago tem a maior taxa de rejeição, atingindo 21,2%. Em seguida, vem Jerry Adriane, com 10,2%, e Maurício Nazaré, com 6,5%.
Gustavo Mitre apresenta a menor taxa, 2,5%. Uma parcela dos entrevistados, totalizando 15,5%, não soube ou não respondeu quando questionada sobre a rejeição a algum dos candidatos. A maioria dos entrevistados, representando 29,5%, declara não ter rejeição a nenhum dos nomes apresentados, enquanto aqueles que rejeitam todos os candidatos são 14,7%.
Problemas
A saúde desponta como a principal fonte de insatisfação entre os residentes de Itaúna. Segundo a pesquisa do Instituto SigDados, 58,3% dos entrevistados a consideram a área mais urgente para melhorias, um aumento significativo em relação ao último levantamento, de abril, que registrava 50,2%.
O resultado destaca a prioridade que os moradores atribuem à saúde em comparação com outras questões, como Asfalto/Pavimentação (7,2%), Educação (4,3%), Segurança (4%) e Transporte Público (3,5%). No entanto, há outras áreas identificadas pela população que também necessitam de atenção e aprimoramento.
A pesquisa de campo foi em 24 e 25 de maio. A margem de erro é de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Itaúna e está registrado no TSE sob o número MG-07627/2024. O contratante da pesquisa é a Impactto Comunicação/ Grupo Impactto.
Leia mais:
Dia Livre de Impostos reforça debate sobre reforma tributária