intenção de votos

Nova pesquisa do Ipec mostra cenário de estabilidade e liderança de Lula na corrida presidencial

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/09/2022 às 21:55.
Atualizado em 12/09/2022 às 22:22

Nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo IPEC (antigo Ibope) mostra que o ex-presidente Lula da Silva se mantém na liderança das intenções de voto e registrou uma oscilação positiva de 2 pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior.

O resultado, na avaliação do instituto, reforça um cenário de estabilidade na disputa pelo Palácio do Planalto.

Realizadas entre os dias 9 e 11 de setembro,  com 2.512 pessoas em 158 municípios, as entrevistas revelaram que o petista passou de 44% para 46%, enquanto seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, se mantém com 31%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

O pededista Ciro Gomes aparece logo em seguida, com 7% da preferência dos eleitores em um cenário para o 1º turno. Na pesquisa anterior, ele tinha 8%. Simone Tebet (MDB) se manteve com os 4% registrados na semana passada.

O candidato do Novo, Felipe d'Avila, e Soraya Thronicke (União Brasil) mantiveram 1%. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não alcançaram  1% cada um. Pablo Marçal (Pros) teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e o nome dele deixou de constar no levantamento do Ipec.

Votos Brancos ou nulos registraram os mesmos 6% da pesquisa anterior. E o número de indecisos que não souberam dizer em quem vão votar ou os eleitores não quiseram responder passou de  4% para 5%. 

2º turno

No cenário para o 2º turno, Luiz Inácio Lula da Silva tem 53% das intenções de voto e venceria Jair Bolsonaro, com 36%. Lula subiu um ponto percentual em relação ao questionário de 5/9. Já o atual presidente manteve a mesma pontuação. 

Aprovação da gestão do governo 

A pesquisa encomendada pela TV Globo mostra que a maioria dos entrevistados desaprova a administração de Bolsonaro. Em 15% de agosto, o presidente tinha 57% e manteve o índice novamente em dois outros levantamentos e, agora, passou a ter 59% de desaprovação.

Entre os que aprovam sua gestão no governo, o candidato do PL começou em meados de agosto com 37%. Nas duas pesquisas seguintes subiu e ficou com 38% e, agora, a aprovação caiu para  Os que aprovam são 35%. Na primeira pesquisa, 6|% não sabiam avaliar, depois 5%, 5% novamente e o índice não teve alteração agora.

Rejeição

Os eleitores entrevistados também responderam sobre a rejeição aos candidatos. De acordo com a pesquisa do Ipec, 50% do eleitorado brasileiro não votaria no presidente Jair Bolsonaro de jeito nenhum - 1 ponto percentual a mais que na pesquisa do dia 5/9. A rejeição a Lula é de 35%; em relação ao levantamento anterior, a rejeição a Lula caiu um ponto.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01390/2022.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por