Novo OP será mote de Patrus Ananias na disputa pela PBH

Ana Flávia Gussen - Do Hoje em Dia
13/07/2012 às 06:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:31
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A disputa em torno do Orçamento Participativo (OP) como bandeira das duas principais campanhas da capital ganhou um novo capítulo. Na quinta-feira (12), o candidato Patrus Ananias (PT) anunciou o Planejamento Participativo, um novo formato do OP original que será apresentado como uma de suas principais propostas de governo.


De acordo com o ex-ministro, o programa tem como objetivo ampliar a participação dos cidadãos na aplicação dos recursos das obras. “Estou convencido de que precisamos ir além do OP implantando o Planejamento Participativo. Existem leis como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual que direcionam o orçamento. Precisamos pensar que o melhor para o futuro da cidade é ampliar a participação da sociedade”, declarou o petista durante a primeira reunião do conselho político de sua campanha.


Patrus defendeu, ainda, a formação de parcerias público-privadas, as chamadas PPP’s – instrumento de gestão amplamente usado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) e criticado por membros de seu partido. “É fundamental somarmos parcerias com igrejas, universidades, empresas para melhorar a vida da população. Mas sempre deve prevalecer o interesse público e o bem comum”, ponderou.
O candidato evitou rebater as declarações do prefeito Marcio Lacerda. Para o socialista, os petistas estariam esvaziando as reuniões do OP. “Depois que saí da prefeitura, todas as administrações anteriores mantiveram nossa marca. E cheguei lá fazendo propostas”, disse.


Por outro lado, o coordenador executivo da campanha, vice-prefeito Roberto Carvalho, disparou contra o adversário. “Quem fala dos outros, fala de si próprio. O PT nunca boicotou nada. Além disso, o prefeito precisa ter mais respeito com o movimento ‘Fora Lacerda’ que é feito pela sociedade civil”, declarou.


O ex-ministro Luiz Dulcci, que também compareceu ao encontro, declarou que a eleição de Patrus em Belo Horizonte e de Fernando Haddad em São Paulo são as prioridades do ex-presidente Lula. “Ele vai participar de tudo que puder”, disse.


Após a reunião, foi divulgada a agenda dos próximos dias. Nesta sexta-feira (13), uma plenária com militantes será realizada na sede municipal do PT. No sábado (14), farão campanha em Venda Nova, e, no domingo, no bairro Alto Vera Cruz. O comitê de logística do PT funcionará em uma casa na região centro-sul da capital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por