Oposição pede à Procuradoria que aprofunde investigação da CPI

Andreza Matais - Folhapress
07/11/2012 às 16:16.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:58

(Ivaldo Cavalcante)

BRASÍLIA - Nove parlamentares do PSDB encaminharam representação ao Ministério Público Federal com pedido de investigação de empresas ligadas ao esquema de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O partido alega "falta de interesse" da CPI do Cachoeira "em aprofundar" a apuração do desvio de dinheiro público que pode ter irrigado campanhas políticas.

O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), deve apresentar suas conclusões sobre o esquema no próximo dia 20. A base aliada decidiu encerrar a CPI mesmo com 500 requerimentos de quebra de sigilo e de pedidos de depoimentos na pauta.

A CPI se limitou a descobrir que dinheiro saia das contas da empreiteira Delta, contratada por Estados e o governo federal, para empresas fantasmas. A oposição tenta saber que destino o dinheiro tomou a partir dai. Na ação, o PSDB sugere que o dinheiro pode ter irrigado campanhas políticas e indica que a CPI se recusou a quebra o sigilo de 12 empresas fantasmas que receberam milhões da Delta, algumas sediadas em São Paulo.

"A distribuição desses recursos, conforme revelam extratos bancários, aponta para uma grande concentração em período eleitoral, o que reforça a tese da Polícia Federal de que poderiam ter servido ao financiamento ilegal de campanhas eleitorais", escreveu o PSDB na ação.

A Polícia Federal, o Coaf (órgão de inteligência do Ministério da Fazenda) e a CPI identificaram que R$ 421,6 milhões saíram das contas da Delta para essas empresas fantasmas. Como elas não tiveram os sigilos quebrados, não é possível saber para quem repassaram os valores. Além disso, a CPI ainda não sabe o destino de outros R$ 2,8 bilhões que também irrigaram essas firmas. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por