Agentes fazem buscas em São Pedro da Aldeia (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Levantamento divulgado pelo instituto Datafolha nesta quinta-feira (12) mostra que para 55% dos brasileiros o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve responsabilidade pelos atos de vandalismo em Brasília, ocorridos no último domingo (8).
A pesquisa foi realizada por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares, entre terça (10) e quarta-feira (11), com 1.214 entrevistados pelo país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja abaixo os resultados da pesquisa:
Ataques
Os ataques em Brasília foram realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não obteve sucesso em sua tentativa de reeleição. Grupos que não aceitaram a derrota já vinham mantendo, desde o fim do ano passado, acampamentos em frente a edifícios do Exército em diversos estados do país e clamavam por uma intervenção militar.
Atos de vandalismo foram praticados no Palácio do Planalto e nas sedes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os prejuízos ainda estão sendo calculados.
Intervenção
Após a invasão aos Poderes, o presidente Lula decretou intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal até 31 de janeiro. A intervenção foi aprovada em votação na Câmara e no Senado.
"Não existe precedente (para) o que essa gente fez e, por isso, essa gente terá que ser punida. Nós vamos inclusive descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e fascistas", declarou Lula.
Horas depois, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou do cargo por 90 dias o governador do DF, Ibaneis Rocha, e decretou a prisão de Anderson Torres, que era secretário de Segurança do DF no momento dos ataques.
Leia mais:
Sônia Guajajara diz que povos indígenas vivem crise humanitária
Vídeo mostra entrada de Capitólio inundada após Rio Piumhi transbordar
BH está sob alerta de temporal de até 60 mm nesta quinta; veja orientações