acusado de transfobia

Parlamentares apresentam notícia-crime contra o deputado mineiro Nikolas Ferreira no STF

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
09/03/2023 às 13:31.
Atualizado em 09/03/2023 às 13:35
 (Reprodução / Câmara dos Deputados)

(Reprodução / Câmara dos Deputados)

Deputados apresentaram, na manhã desta quinta-feira (9), uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Nikolas Ferreira (PL-MG), após discurso considerado ofensivo e transfóbico feito pelo parlamentar no plenário nesta quarta (8). 

Durante sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, enquanto estava no púlpito, Nikolas colocou uma peruca loira e declarou que, a partir daquele momento, teria "lugar de fala". Em seguida, falou de forma irônica sobre as mulheres trans: "Hoje eu me sinto mulher. Deputada ‘Nikole’. E eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”

Ainda durante a sessão plenária, a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) chamou Nikolas Ferreira de ‘nojento’ e classificou a fala como ‘preconceituosa, absurda, criminosa e nojenta’. “A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso garantida pela imunidade parlamentar. Afinal, transfobia é crime. Eu, ao lado da bancada do PSB, estou entrando com um pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira!”, disse a deputada paulista nas redes sociais.

A queixa-crime foi feita pelos deputados Tábata Amaral (PSB-SP), Duda Salabert (PDT-MG), Duarte Júnior (PSB-MA) e pelo Senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). 

Nikolas se pronuncia

O deputado foi até as redes sociais para pronunciar sobre o assunto. Em um tweet publicado durante a madrugada, Nikolas disse ter apenas defendido o direito das mulheres e que não havia transfobia na sua fala. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans - visto a diferença biológica - e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca (chocante). O que passar disso é histeria e narrativa”, escreveu.

Durante a manhã desta quinta-feira, Nikolas compartilhou no Instagram uma postagem do deputado André Fernandes (PL-CE) que faz alusão ao esquema de corrupção do mensalão e também provocava outros parlamentares de oposição a ele. 

(Instagram/Reprodução)

(Instagram/Reprodução)

O parlamentar mineiro também voltou ao twitter para publicar um vídeo editado do presidente Lula (PT) dizendo “eles são capazes de dizer que você nasceu mulher e depois vira homem”. A postagem mostra apenas parte da entrevista.

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com o deputado Nikolas Ferreira e aguarda retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por