A Prefeitura de Belo Horizonte encaminhou para análise da Câmara mais um pedido empréstimo para a realização de obras na cidade. Desta vez, o valor é de R$ 400 milhões e a verba será usada para obras do Minha Casa Minha Vida e de mobilidade urbana, visando a Copa do Mundo do ano que vem.
A Caixa Econômica Federal é que ficaria responsável por emprestar o dinheiro e o prazo de pagamento seria de dez anos, com possibilidade de renegociação.
No caso da mobilidade urbana, as obras fazem parte das contrapartidas de empreendimentos que estão sendo implantados em Belo Horizonte, como as obras do BRT nas avenidas Pedro I, Antônio Carlos, Cristiano Machado e no centro da capital. Trechos construídos do Boulevard Arrudas também receberão dinheiro.
Também estão previstas intervenções nas áreas de saneamento, drenagem, contenção de encostas, além da construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal.
O líder de Governo na Câmara, vereador Preto (DEM) destacou a importância da proposta. “Ainda não tenho todos os detalhes, mas são obras que irão melhorar a qualidade de vida de quem mora ou passa pela cidade”, afirmou. Como trata de contrapartida, a base espera uma tramitação rápida do tema na Câmara.
Terceiro
Este é o terceiro empréstimo solicitado pelo Executivo neste ano. Antes, dois projetos que totalizam R$ 1,4 bilhão foram apresentados para obras no metrô e do Orçamento Participativo. Os projetos devem ser lidos em plenário amanhã. Se isso acontecer, respeitando o prazo regimental, poderão entrar na pauta já na próxima segunda-feira.
Segundo fontes ouvidas pelo Hoje em Dia, não há previsão de novos pedidos nos próximos meses.
Leia mais na Edição Digital.