Pesquisa aponta empate técnico na corrida pela prefeitura de Vespasiano
Atual vice-prefeito Zé Wilson, do PSDB, largou na frente, mas é seguido de perto por Marta Murta (PSD), mostra levantamento do Instituto SigDados
Município com um dos principais centros industriais da Grande BH, Vespasiano promete ter uma eleição acirrada em 2024. Levantamento mostra que o atual vice-prefeito Zé Wilson (PSDB) sai na frente da disputa, com 21,4% das intenções de votos. No entanto, a jornalista e empresária Marta Murta tem 17,6%, o que coloca os dois tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa feita pelo Instituto SigDados para o Hoje em Dia. Quase 600 pessoas participaram da sondagem, feita em 15 e 16 de abril.
Depois de Marta - que é esposa do ex-prefeito Carlos Murta -, o advogado Edinaldo Soares (PT) aparece com 3% no páreo sucessório, que ainda tem o policial militar Dadson Fial (PL) com 2,4% das intenções de voto. Ainda conforme o levantamento, 27,8% dos entrevistados estão indecisos, e outros 27,8% afirmaram que pretendem anular ou votar em branco nas eleições de outubro.
A pesquisa do Instituto SigDados também mostra a avaliação da administração municipal. A maioria das pessoas (49%), segundo a pesquisa, aprova o governo da prefeita Ilce Rocha (PSDB), mas cobra melhorias em alguns setores. A gestão atual é reprovada por 38,4% da população. Já 12,2% não souberam ou não responderam. A saúde lidera a lista de insatisfações, com 32%, seguida pelo transporte público (19,9%), limpeza (8,9%), falta de água/saneamento (3,9%) e educação (3%), segundo o SigDados.
Zema e Lula
Os governos estadual e federal também foram avaliados pelos eleitores de Vespasiano. Os números apresentados pelo SigDados mostram que 48,9% dos entrevistados aprovam a gestão de Romeu Zema (Novo), enquanto 35% desaprovam. Não souberam ou não responderam somam 16,1%.
Já a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por 45,7%, praticamente o mesmo número de pessoas (45,6) contra. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 8,7%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09435/2024. Ao todo, 598 eleitores maiores de 16 anos foram ouvidos pelo Instituto SigDados. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O primeiro turno das eleições em 2024 acontece em 6 de outubro. Serão escolhidos prefeitos e vereadores.
Metodologia
A pesquisa de campo foi realizada nos dias 15 e 16 de abril. A margem de erro é de 4,00 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 598 eleitores maiores de 16 anos que votam em Vespasiano e está registrado no TSE sob o número MG-09435/2024. O contratante da pesquisa é a IMPACTTO COMUNICACAO LTDA / GRUPO IMPACTTO.
Leia mais: