O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem em Minas Gerais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República, de acordo com nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27). Conforme o levantamento, o petista tem 45% das intenções de voto dos mineiros, enquanto Bolsonaro tem 40%.
Já o percentual dos indecisos é de 8%, e os que pretendem anular o voto, somam 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A pesquisa aponta ainda que, considerando apenas os votos válidos, o petista tem 53% das intenções de voto, contra 47% de Bolsonaro. O cenário revela um aumento, dentro da margem de erro, da distância entre os candidatos verificada nas urnas no primeiro turno. Em 2 de outubro, Lula teve 48,29% dos votos, e o atual presidente, 43,6%.
A pesquisa realizada pela Quaest ouviu 2.200 pessoas por meio de entrevistas face a face. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a identificação BR-09544/2022.
Este é o primeiro levantamento divulgado no segundo turno com foco no eleitor mineiro. Minas tornou-se o principal campo de batalha por voto no segundo turno. Durante o período, Bolsonaro veio ao estado em cinco oportunidades, e Lula fez três visitas ao estado.
A campanha de Bolsonaro (PL) tenta reverter o resultado do primeiro turno que deu vitória ao adversário petista, que obteve 48,29%, contra 43,6%. O Estado é o segundo maior colégio eleitoral do país e espécie de termômetro nacional.