Pimentel acena com promessa de novos centros de especializações médicas

Amália Goulart - Hoje em Dia
21/08/2014 às 08:06.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:52

(Carlos Rhienck/Hoje em Dia)

O candidato ao governo de Minas Gerais pelo PT, Fernando Pimentel, prometeu construir 77 centros de especialidades médicas, caso eleito ao Palácio Tiradentes. Segundo ele, serão disponibilizadas ao menos 15 tipos de clínicas (como cirurgia, pediatria, etc). “Terão consultas e exames de 15 especialidades diferentes que cobrem toda a demanda. O objetivo é que nenhum mineiro esteja mais que 80 quilômetros de distância de um centro deste”, afirmou.

De acordo com o candidato, o modelo será similar ao Centro construído na capital mineira, quando foi prefeito. Os recursos para concretizar a promessa virão dos cofres do governo federal. “Isto é absolutamente possível. Existem recursos federais para isso. É só fazer projeto e no prazo de quatro anos, com certeza, obtemos este resultado”, afirmou.

Nessa quarta-feira (20), Pimentel participou da reunião dos conselhos municipais de Saúde, realizada em um hotel da capital. “A saúde não foi prioridade. Claramente não foi prioridade nestes últimos 12 anos. Todas as pesquisas apontam o setor como o problema mais grave”, disse em uma crítica à gestão do PSDB.

Pimentel também afirmou que irá entregar nove hospitais regionais Estado afora. Segundo ele, os projetos para construção destas unidades foram iniciados pela atual administração. Porém, estão parados ou inconclusos.

Desenvolvimento

O candidato do PT ainda garantiu que irá alavancar o desenvolvimento regional. Com o Produto Interno Bruto (PIB) puxado pelo desempenho especialmente do minério, o petista disse que irá agregar tecnologia nos arranjos locais a fim de diversificar a economia, considerada por ele como “atrasada”.

“Nossa indústria pode ser alavancada. Mas para isso tem que ter um olhar regional. Temos que ter programas de desenvolvimento econômico, voltados para as regiões. Vamos criar o conceito de territórios do desenvolvimento”, justificou. Pimentel explicou que pretende utilizar pesquisas desenvolvidas em universidades mineiras e colher sugestões com reitores de universidades e institutos de educação tecnológica. “Vamos trabalhar a potencialidade econômica de cada região estimulando, alavancando, criando cadeias produtivas mais alongadas. E, principalmente, introduzindo tecnologia e inovação nas cadeias produtivas. Usando, para isso, a enorme rede de instituições de ensino federais que hoje operam no território de Minas Gerais e que nunca foram chamadas pelo governo de estado a contribuir neste esforço”, concluiu.

Lula grava para petista em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou depoimento para o candidato ao governo de Minas Gerais pelo PT, Fernando Pimentel. Anteontem, Pimentel embarcou para São Paulo para participar das gravações. Elas devem ir ao no programa gratuito de televisão desta sexta.

Em seu primeiro programa de TV nesta campanha, Pimentel não mencionou Eduardo Campos, morto em acidente aéreo há uma semana. O petista preferiu falar de sua biografia, narrando o começo na vida política, ainda na juventude, e mencionou ter sido alvo da ditadura militar.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por