Polêmica na Câmara após "redução" dos dias de trabalho para deputados

Do Portal HD*
18/10/2012 às 09:17.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:19

A aprovação de um projetode resolução na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (17), que garante aos parlamentares a "gazetagem" às segundas e sextas-feiras, tem gerado polêmica na casa. De acordo com a proposta, o Plenário não precisará realizar sessões ordinárias nesses dois dias, ficando limitadas apenas de terça a quinta-feira.

Por causa da alteração, alguns deputados que são contra a proposta já se manifestaram. O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), não concorda com a mudança e o partido deve apresentar uma proposta para rever a decisão e recolocar votações nas datas. “Temos dezenas de projetos a serem discutidos e medidas provisórias que estancam a pauta a todo momento, e isso não é visto”, reclamou.

O presidente da Câmara, Marco Maia, reagiu em nota dizendo que o Parlamento brasileiro é um dos que mais aprova projetos no mundo. Em 2011, foram aprovadas 637 propostas, sendo 144 em Plenário e 493 em caráter conclusivo nas comissões, que já funcionam de terça a quinta-feira.

Nervoso com as pontuações do representado do PPS, Maia lembrou que a atuação dos deputados não ocorre apenas quando eles dão presença em Plenário, mas também em seus estados, quando retornam às bases eleitorais.

“O deputado Rubens Bueno deveria se informar sobre o funcionamento do Parlamento em outros países, porque o Legislativo brasileiro é um dos poucos que funciona cinco dias por semana durante o ano todo”, retrucou.

*Com Agência Câmara

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por