Dezesseis milhões de mineiros podem ir às urnas neste domingo (6) para definir o futuro dos 853 municípios do Estado. Em muitas cidades, como Belo Horizonte, o cenário está totalmente aberto, com chances para mais de um candidato a prefeito. Dentre os eleitores que já decidiram quem deve comandar a cidade, alguns ainda podem estar em dúvida sobre as demonstrações de apoio na hora do voto.
Afinal, os eleitores podem usar camisa ou boné de algum candidato no dia da votação? Conforme a Justiça Eleitoral, a convicção político-ideológica pode ser expressa de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Porém, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação.
A votação ocorre das 8h às 17h. Além da escolha do próximo prefeito ou prefeita, os eleitores vão escolher os vereadores para o mandato de 2025 a 2028. Na capital, também será feito o referendo para decidir se os moradores querem ou não uma nova bandeira.