PR de Minas perde espaço no Ministério dos Transportes

Ana Flávia Gussen - Hoje em Dia
Publicado em 30/03/2013 às 10:58.Atualizado em 21/11/2021 às 02:23.

Cotado para assumir o Ministério dos Transportes, o PR de Minas está cada vez mais distante de ocupar a vaga. O motivo é que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem dado sinais de que já teria escolhido seu novo ministro: o ex-senador baiano e vice-presidente do Banco Central, César Borges.

Com isso, as chances de Minas conseguir ocupar mais um espaço no primeiro escalão da petista são consideradas pequenas. Existem especulações de que Dilma quer ocupar a vaga com um nome técnico.

Apesar do aceno por parte da presidente, o PR mineiro continua a pleitear a pasta, considerada uma das mais importantes do governo federal.

O deputado federal Lincoln Portela é considerado por aliados como o mineiro com mais chances de ser indicado para o ministério. Para dirigentes do PR, o fato de Portela ter sido líder da bancada por dois mandatos consecutivos e ter a “preferência” do presidente nacional da legenda, Alfredo Nascimento, faz dele o principal candidato.


Corrupção

Além de presidente nacional, Nascimento ocupou o Ministério dos Transportes até ser demitido por envolvimento em denúncias de corrupção.

Em Minas, os deputados federais Jaime Martins e Bernardo Santana chegaram a ter seus nomes ventilados. No caso de Martins, ele teria esbarrado no deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) que, segundo informou um dirigente, não simpatiza com o mineiro.

Costa Neto tem participado das negociações junto ao governo federal. No ano passado, ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos e dez meses e multa de R$1 milhão por envolvimento no esquema do “Mensalão”.


Estratégia

Quanto ao aceno de Dilma de que César Borges ocuparia a vaga, um dirigente do PR em Minas disse que trata-se, na verdade, de uma estratégia do próprio Alfredo Nascimento.

“Na verdade, ele quer é lançar o nome de César para queimá-lo de uma vez. A Dilma não falou nada e essa especulação saiu do próprio Nascimento. O favorito dele é o Lincoln”, garantiu a fonte.

A reunião da presidente Dilma com a cúpula do PR chegou a ser agendada para terça-feira passada, mas foi cancelada. Ainda não foi divulgado um novo encontro para definir o futuro do ministério.

Desde que assumiu o Palácio do Planalto, a pasta dos Transportes se tornou motivo de embate entre Dilma e o PR. Com a demissão de Nascimento, Dilma acabou indicando Paulo Passos, um nome técnico, para substituí-lo. Agora, a cúpula do partido negocia sua volta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por