O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius da Silva Bizarro (prefeito de Coronel Fabriciano), afirmou que a AMM enviará um manifesto ao congresso nacional para que a votação da PEC 66 aconteça imediatamente. De acordo com Marcos, a PEC dará “sustentabilidade fiscal aos municípios não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil”.
O presidente, durante abertura do 39º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorre nesta terça-feira (4), no Expominas, ainda frisou ser necessário uma aproximação maior dos deputados com os municípios, não só em períodos de eleições, “quando precisam dos prefeitos”, mas em todo o mandato.
“A gente tem noção que às vezes o deputado não tem noção do que que ele está votando. Vota em bloco, vota por bancada”, disse Marcos, que ressaltou que no último congresso, a AMM colheu bons frutos junto ao Legislativo com a lei 171 que possibilitou a transposição de recursos financeiros da saúde, dando “um oxigênio aos municípios mineiros iniciativa do legislativo”.
Questionado sobre a relação dos municípios com o atual governo, Marcos Vinicius afirmou que o diálogo com Romeu Zema segue em harmonia. Segundo o presidente da AMM, Zema conseguiu quitar as dívidas com os municípios, auxiliando os prefeitos a resolver problemas como o transporte escolar, “que era uma pedra no caminho das prefeituras, e também a parte da saúde”.
Congresso Mineiro de Municípios
Promovido anualmente, o Congresso Mineiro de Municípios teve início na manhã desta terça-feira (4) no Expominas e irá até a quarta. A expectativa dos organizadores é reunir dez mil participantes durante os dois dias, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes da gestão pública municipal. No evento, o público conta com seminários e salas técnicas com discussões relevantes ao dia a dia da administração pública, tendo como foco o encerramento de mandato, as eleições municipais e o futuro das cidades.