Presidente da Andrade Gutierrez pede liberdade no TRF

Folhapress
20/06/2015 às 15:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:34

Pelo menos dois presos na nova fase da Operação "Lava Jato" já ingressaram compedidos de habeas corpus no TRF (Tribunal Regional Federal) em Porto Alegre, nesta sexta (19). São eles o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, e o diretor da mesma empresa Elton Negrão de Azevedo Júnior.

Até a noite de sexta, nenhuma decisão havia sido proferida. Os advogados dos dois executivos, defendidos pelo mesmo escritório, argumentam que não há fundamentos nem deautoria, nem de materialidade que justifiquem a prisão de seus clientes. Para eles, a medida se baseou em fatosgenéricos e ocorridos há seteanos. "É uma violência absolutamente desnecessária contra uma pessoa completamente inocente", disse o advogado Edward Rocha de Carvalho, que defende Azevedo.

DECISÃO

Carvalho argumenta que a decisão de prisão, de autoria do juiz Sergio Moro, "não fala absolutamente nada" sobreo presidente da empreiteira e não individualiza sua conduta -o mesmo se aplica ao outro diretor. De concreto, diz ele, cita apenas a venda de uma lancha para o executivo por Fernando Soares Baiano, preso na Lava Jato e acusado de ser operador do esquema.

O defensor diz que o negócio foi explicado por duas vezes, emdepoimentos do executivo à PF, eque foi feito regularmente, com contrato, depósito em conta e declaração à Receita. Quanto ao diretor Elton Azevedo Júnior, o advogado Juliano Breda diz que não havia "nenhum fundamento justificável" para a prisão e destaca que mesmo o STF (Supremo Tribunal Federal) já liberou os executivosinvestigados em fases anteriores da 'Lava Jato' para responderem aos processos em liberdade.

"Estão destruindo a vida de uma pessoa inocente", diz Carvalho. "Falam muito em democracia e Estado de Direito,mas eles são os primeiros a recorrer a argumentos totalitaristas, de prender sem provas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por