PT festeja 10 anos no poder comparando números com FHC

Redação - Hoje em Dia
20/02/2013 às 23:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:12

(DANIEL TEIXEIRA)

A pretexto de comemorar os 33 anos da legenda e os dez anos do partido no poder, o Partido dos Trabalhadores lançou nesta quarta-feira (20) uma cartilha que deve nortear os pilares da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Em São Paulo, a cúpula petista se reuniu para saudá-la sob as bênçãos do ex-presidente Lula.

O documento lançado nesta quarta-feira atribui ao governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) a pecha de “neoliberal”. E dá ao período do governo Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 até agora) a alcunha de “desenvolvimentista”.

A cartilha

O estudo montado pelo PT compara, com destaque, números de dez áreas nos governos FHC e Lula/Dilma. Neles, aponta que a menor variação da inflação e o aumento do PIB per capta. Eles exaltam ainda a redução da relação dívida pública/PIB, o aumento da produtividade e das reservas nacionais para justificar o êxito econômico dos últimos governos.

Na área social, os petistas destacam a maior criação de empregos formais, a redução da desigualdade, a melhora na relação salário/PIB, o aumento real do salário mínimo e a redução das taxas de desemprego.

Nas comemorações, não faltaram figuras históricas do partido, incluindo os condenados no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). José Genoino e José Dirceu foram muito cumprimentados e festejados pela militância da legenda, que considera injusta a punição aplicada pela Corte máxima do Judiciário brasileiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por