Pesquisa eleitoral

Quaest/Genial: Cleitinho, Reginaldo Lopes e Alexandre Silveira lideram em Minas

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
18/03/2022 às 18:58.
Atualizado em 18/03/2022 às 19:00
 (Divulgação/Cleitinho  e Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

(Divulgação/Cleitinho e Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Pesquisa do Instituto Quaest/Genial, divulgada nesta sexta-feira (18), mostra cenário indefinido na disputa pela vaga de senador por Minas Gerais.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes de candidatos ao eleitor, Cleitinho Azevedo (Cidadania), deputado estadual, lidera a disputa com 13% das intenções de voto, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) vem em segundo, com 10%, e o atual senador, Alexandre Silveira (PSD), é o terceiro, com 8% das intenções de voto. 

Em seguida vem a vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), com 6%, os deputados federais Marcelo Álvaro Antônio (PL) com 4% e Marcelo Aro (PP) com 2%, seguidos do presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda (MDB), com 1%. 

Na pesquisa estimulada, votos brancos, nulos e não pretendem votar somam 30% das intenções e outros 26% se dizem indecisos.

Na pesquisa de voto espontâneo, quando não são citados nomes de candidatos, 57% dos eleitores ouvidos disseram que ainda não escolheram um candidato e outros 38% se mostraram indecisos. Apenas 2% indicaram algum nome espontaneamente.

Metodologia

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.480 pessoas entre os dias 11 e 16 de março. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos. O nível de confiabilidade da pesquisa Genial/Quaest é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-00132/2022.

Eleições

Minas Gerais tem três senadores com mandato de 8 anos. Em uma eleição é escolhido um desses senadores, na eleição seguinte são eleitos os outros dois representantes.

Nas eleições de 2022 os mineiros irão votar em apenas um candidato. Ganha aquele que tiver a maioria dos votos.

Quem vencer assume a vaga ocupada por Alexandre Silveira, que é candidato à reeleição e assumiu o mandato após o ex-governador Antônio Anastasia ser empossado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por