Primeira mulher indígena eleita deputada federal por Minas Gerais, Célia Xakriabá (Psol) chega ao Congresso Nacional com mais de 100 mil votos conquistados nas eleições deste domingo (2).
Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Célia, do povo Xakriabá, é do Norte de Minas.
Ela foi assessora parlamentar da deputada federal Áurea Carolina (Psol), que não disputou a reeleição neste ano.
Célia Xakriabá é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. Diz ter aprendido a lutar pelos territórios indígenas com os parentes e promete continuar nessa frente durante o mandato, além de defender pautas da cultura e da educação.
“Nossa vitória não é apenas pelos povos indígenas, é pela mãe-terra, educação e cultura. Vamos chegar com a força do nosso cocar, fazendo ecoar nossas vozes e maracás! Nosso muito obrigada a todas as pessoas que nos apoiaram”, agradeceu pelas redes sociais.
Célia acredita que a “reconstrução da democracia brasileira” é possível, desde que a “força de todos os povos que formam o país” esteja unida.
A deputada eleita acredita que vai fazer parte de uma renovação na política. “Nós, mulheres indígenas, viemos dar um recado para todo o planeta: ainda dá tempo! Pela força do genipapo e do urucum, vamos inaugurar um novo momento da política”, garante.
A Câmara Federal terá ainda outra deputada indígena. Sônia Guajajara, também do Psol, foi eleita em São Paulo, com mais de 156 mil votos.
Leia mais: