"Quero ser o próximo prefeito da capital", diz Délio Malheiros

Ricardo Rodrigues - Hoje em Dia
12/05/2013 às 09:40.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:36

Investido pela cúpula do Partido Verde ao comando do diretório estadual, Délio Malheiros anuncia que o PV é a “noiva cobiçada” nas eleições de 2014 em Minas Gerais. Ele descarta ser candidato a governador e espera o apoio do prefeito Marcio Lacerda na eleição de 2016. Ex-vereador e ex-deputado estadual, Malheiros silencia quanto à greve dos servidores municipais, mas conta porquê desistiu, na undécima hora, de disputar a prefeitura e se aliar àquele a quem dirigia pesadas críticas. “O pior dia da minha vida foi quando deixei de ser candidato a prefeito de BH para ser vice de Lacerda”.

Por que trocou de lado na eleição de 2012?

Eu fazia oposição ao prefeito porque ele estava com o PT. Ouvi do senador Aécio o apelo para retirar a candidatura e me aliar a Marcio Lacerda: “Você está resolvendo um problema de eleição do próximo presidente da República”, disse ele. Se houvesse 2º turno, o PT ia ganhar. Você me pergunta se hoje eu repetiria o gesto, digo que sim. Fiquei em paz com a minha consciência e minhas convicções políticas. Se eu não entro como vice na chapa, Belo Horizonte poderia retroceder ao passado. Tenho consciência de que desempenhei um papel fundamental em 2012.

O desejo de ser prefeito de BH está mantido?

Vou me candidatar a prefeito de BH. Nunca escondi essa pretensão. Não faço disso meta a se alcançar a qualquer preço.

Lacerda sairá candidato ao governo em 2014?

Se ele for candidato a governador, eu estarei apto a assumir a prefeitura. Estou preparado para ficar quatro anos na PBH.

O PV terá candidato próprio a governador?

O PV mantém relação estreita com o PSDB. Presido o diretório municipal e fui convidado a assumir, este mês, a presidência do diretório estadual do PV. Tenho trabalho hercúleo pela frente para montar a chapa que vai concorrer em 2014, com a meta de eleger sete deputados estaduais e quatro federais. Não temos nenhuma liderança do PV que tenha declarado a vontade de ser candidato a governador.

Para presidente, o PV apoiará Aécio Neves?

O ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) é o nome em evidência para a disputa presidencial. O PV é quase uma grife. Está consolidado no cenário nacional, do ponto de vista geográfico. Será a noiva cobiçada, com um tempo razoável de TV no horário eleitoral gratuito.

O que o Sr. faz à frente da Vice-Prefeitura?

Tenho relacionamento estreito com o prefeito. Marcio Lacerda é exímio administrador. Tento colaborar em todas as áreas e a todo momento. Ele me deu a atribuição de arrumar terrenos para implantar escolas profissionalizantes, em parceria com a Fiemg. Tenho ajudado a Procuradoria do Município e atuado na esfera política, servindo de elo com o Ministério Público, Assembleia Legislativa, bancada federal. De modo discreto, tenho conversado com 70% dos vereadores. Fui estilingue, hoje sou vidraça. O governo é bem avaliado e somos partícipes dessa administração.

Como passou de adversário a vice de Lacerda?

Foi um teste de ferro. Guinada de 180 graus na campanha radicalizada, acirradíssima. Mesmo no momento mais crítico, eu e o prefeito não tivemos atrito. Se não concordo com algo, chego e falo diretamente o que penso, nunca denunciando ou fazendo fofoca. Marcio Lacerda é ético, não tolera coisa errada na administração.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por