Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Nova chance para o diálogo

Relação com o parlamento é desafio em segundo mandato de Romeu Zema

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/10/2022 às 07:28.Atualizado em 03/10/2022 às 08:33.

Um dos desafios no segundo mandato do governador Romeu Zema (Novo), reeleito em primeiro turno neste domingo (2), é melhorar o diálogo com os deputados que compõem a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Esse foi um grande problema enfrentado pelo governador, que passou metade do primeiro mandato com a pauta na Casa Legislativa travada, numa briga improdutiva com o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PSD). 

Em seu novo mandato, Zema terá a oportunidade de mostrar que aprendeu a lidar com o parlamento, avalia o cientista político Manoel Leonardo Duarte Santos, professor da UFMG. 

Para ele, as condições de governabilidade neste segundo mandato de Zema só ficarão claras após a formação das bancadas e definição de maioria na Assembleia. Mas, ressalta, é necessário que o governador não deixe para depois as negociações com a base eleitoral na Casa. Manoel Duarte avalia que Zema precisa saber que negociar envolve fazer concessões e trazer as demandas dos deputados para dentro dos projetos do governo.

“Não pode esperar apoio só porque o candidato concorda com as pautas do governo. Tem que negociar. As pessoas muitas vezes veem isso como chantagem, mas não é isso. Os parlamentares sabem o que os seus eleitores desejam e vão querer defender isso”, destaca o professor.

Eleição da mesa diretora

A primeira preocupação de Zema precisa ser a composição da Mesa Diretora da Assembleia. Na próxima legislatura, o deputado Agostinho Patrus não estará mais à frente do parlamento estadual. Será indicado pela Assembleia para assumir uma vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado e nem chegou a disputar a reeleição neste pleito.

Chance a mais para Zema melhorar a relação com o parlamento, avalia o professor. “Se o novo presidente da Assembleia for aliado, isso facilita muito a vida do governador. O ponto crucial, então, é o governador reeleito começar articular essas alianças desde já. O que foi um equívoco de Zema em seu primeiro mandato, quando não houve disposição para isso desde o começo” destaca o especialista. 

Resultado

Após a confirmação da vitória, o governador reeleito vibrou junto aos apoiadores, no Diretório Central do partido, em BH, e garantiu um governo melhor, principalmente por conta de ter, agora, mais deputados eleitos ao seu lado.

“Vamos ter um segundo governo melhor que o primeiro. Com coisas que não aconteciam quatro anos atrás, uma folha de pagamento em dia e vários projetos estruturantes”, afirma Zema.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por