Eleições 2022

Reunião entre Agostinho Patrus e Marcus Pestana deixa Eduardo Costa 'mais afastado' de Zema

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
14/07/2022 às 16:01.
Atualizado em 14/07/2022 às 16:13

A reunião realizada nesta quinta-feira (14) entre o ex-deputado federal Marcus Pestana, candidato do PSDB ao governo estadual, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), deixou ainda mais longe o sonho do governador Romeu Zema (Novo) de ter o jornalista e apresentador Eduardo Costa (Cidadania) como seu vice para as eleições de outubro.

Para que o jornalista possa compor a chapa da reeleição do governador, é preciso que o PSDB concorde. Porém, os tucanos formam uma federação partidária com o Cidadania, partido de Eduardo Costa, e já apresentou o nome de Marcus Pestana para a vaga de vice e tem mostrado resistência sobre possível acordo com Zema.

Ao fim da reunião com Agostinho Patrus, o representante do PSDB disparou contra o governador mineiro, a quem acusou de "incapacidade para o diálogo e falta de liderança".

"A injusta acusação do governador contra o presidente Agostinho Patrus busca encobrir a total falta de diálogo e liderança de seu governo. Zema é o primeiro governador da história de Minas a não construir maioria na Assembleia", disse Marcus Pestana.

Agostinho Patrus é um dos protagonistas das "disputas" entre Zema e os parlamentares da ALMG e apoiador declarado da candidatura de Alexandre Kalil (PSD) ao governo do Estado.

Zema contra PSDB
O PSDB fez parte da base de apoio do governador Romeu Zema na Assembleia desde o início do mandato. O líder do governo até abril deste ano, deputado estadual Gustavo Valadares, era filiado às fileiras tucanas, assim como o vice-governador de Zema, Paulo Brant.

Porém, o PSDB acusa o governador de não chamar o partido para construir a chapa de reeleição e indica insatisfação com o tratamento dado a Paulo Brant no processo de sucessão.

As reclamações dos tucanos em relação às articulações políticas de Zema cresceram quando o jornalista Eduardo Costa anunciou, no final de junho, que tinha recebido um convite do governador para compor a chapa da reeleição, sem uma negociação prévia com o PSDB.

Logo após o anúncio, os tucanos divulgaram nota reforçando a candidatura de Marcus Pestana e afastando uma aliança com Zema. O encontro de Pestana com Agostinho Patrus é mais uma página desse afastamento.

Em conversa com o Hoje em Dia, Felipe D'Ávila, candidato a presidente pelo Novo, partido de Romeu Zema, afirmou que a escolha do vice na chapa ao governo estadual caberá ao diretório de Minas, sem intervenção nacional. Ele também comentou que o Novo gostaria de ter Eduardo Costa como vice, mas que não basta a vontade de um lado, é preciso que os dois concordem.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por