‘Se não cumprir o contrato, vamos à Justiça’, diz Damião sobre atrasos de salários da Coopertur
Motoristas reclamam de remunerações atrasadas; prefeito diz que atraso está no repasse da cooperativa aos profissionais

Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) falou nesta sexta-feira (4) sobre as constantes reclamações de motoristas da Cooperativa de Transporte Urbano Rural (Coopertur) sobre salários atrasados. O gestor ameaçou ir à Justiça caso a prestadora de serviços não cumpra com o contrato estabelecido com a PBH.
“Se não cumprir o contrato como tem que cumprir, vamos à Justiça para poder parar o trabalho que está sendo feito. Isso serve para todas prestadoras de serviço da prefeitura. Nós pagamos as empresas por um trabalho, esse trabalho tem que ser executado como previsto no contrato”, disse o prefeito.
Motoristas da cooperativa realizaram uma manifestação, em dezembro de 2024, em um protesto contra os salários atrasados. De acordo com Damião, a prefeitura não atrasou nenhum repasse à prestadora de serviços.
“Queria deixar bem claro que a PBH nunca atrasou uma folha sequer. Se tem atraso no repasse para os motoristas que atendem a empresa, não é da prefeitura. Esse repasse da prefeitura para a empresa sempre foi feito, nunca teve atraso. (...). Não pode a pessoa receber um dinheiro que já repassamos e dar a impressão de que atrasamos salários”, destacou.
Uma audiência pública foi solicitada pelo vereador José Ferreira (Pode) para debater sobre a remuneração e as condições de trabalho na Cooperativa de Transporte Urbano e Rural (Coopertur). O encontro será realizado na próxima quarta-feira (9) e a presença do prefeito foi solicitada para dar esclarecimentos sobre o contrato com a Coopertur.
Contudo, a presença de Damião é incerta, visto que ele irá viajar para o Peru, onde participará de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre parcerias público-privadas, na semana que vem.
O Hoje em Dia tentou contato com a Coopertur por telefone e e-mail. O espaço segue aberto para um possível retorno por parte da empresa.
Leia mais: