Voto experiente

Sem obrigação de votar, idosos vão às urnas em BH: 'é um dever cívico', diz aposentado de 90 anos

Em Minas, são 1.217.964 eleitores com 70 anos ou mais, segundo dados de 2024 divulgados pelo TRE

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
06/10/2024 às 12:07.
Atualizado em 06/10/2024 às 12:09
O aposentaddo Francisco de Assis Morais, de 90 anos, foi votar acompanhado da esposa (Pedro Melo / Hoje em Dia)

O aposentaddo Francisco de Assis Morais, de 90 anos, foi votar acompanhado da esposa (Pedro Melo / Hoje em Dia)

Para a maioria da população brasileira, este domingo (6) é de obrigação  com a Justiça Eleitoral. Para quem tem 70 anos ou mais, votar para prefeito e vereador é facultativo. Mas para muitos senhores e senhoras de cabeça branca, é um dever de cidadão neste pleito de 2024.

“Mesmo não sendo mais obrigatório, é um dever cívico. Eu venho para poder escolher quem vai me representar. E pretendo continuar vindo até quando Deus me permitir”, disse o aposentado Francisco de Assis Morais, 90 anos, que foi cedo ao Colégio SEB (antigo Sagrado Coração de Maria), no bairro Serra, exercer o direito à escolha dos representantes municipais.

A partir dos 70 anos de idade, o voto se torna facultativo, mas não deixa de ser um direito. Para as pessoas idosas, portanto, a ausência às urnas não implica nenhum tipo de penalização. Isso ocorre ainda que a eleitora ou eleitor nessa faixa etária passe três eleições consecutivas sem votar (cada turno conta como uma eleição) ou justificar.

Angela Sales Bueno tem 79 anos e também fez questão de ir às urnas. O motivo? Orgulho em participar da democracia.

Angela Sales Bueno tem 79 anos e fez questão de ir às urnas, orgulhosa por participar da democracia (Pedro Melo / Hoje em Dia)

Angela Sales Bueno tem 79 anos e fez questão de ir às urnas, orgulhosa por participar da democracia (Pedro Melo / Hoje em Dia)

“Quando eu tirei meu titulo de eleitor, foi ainda na epoca na época da ditadura, fiquei muitos anos sem poder votar. Então exercer meu direito para mim é motivo de alegria e participação com minha pátria”, comentou a dona de casa.

Apesar da idade, segue ativa. Participa de todas os pleitos eleitorais na capital para que possa se sentir representada. “Se eu tenho a oportunidade de escolher quem vai governar, porque não participar? Venho sempre que posso”.

E a ideia é continuar vindo realmente até quando conseguir. “Ah, pelo menos até uns 100 anos, quem sabe. Se Deus quiser vou continuar vindo”.

Idosos nas eleições

Em Minas, são 1.217.964 eleitores com 70 anos ou mais, segundo dados de 2024 divulgados pel Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desses, 36.353 tem 100 anos ou mais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por