(Wilson Dias/ABr)
O novo presidente do Senado, que substituirá José Sarney (PMDB-AP), será eleito no dia 1º de fevereiro, sexta-feira, em reunião preparatória marcada para as 10 horas. A informação foi confirmada pela secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra. É possível que na mesma data o novo líder da casa já convoque uma reunião para compor a Mesa Diretora.
Na segunda-feira seguinte (4), será a vez de a Câmara fazer a eleição de seu presidente. Uma sessão conjunta está marcada para às 16 horas deste dia para o Congresso abrir oficialmente os trabalhos de 2013.
A expectativa é que, após o começo do ano legislativo, o presidente do Senado convoque uma reunião para analisar o Orçamento 2013. No ano passado, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) impedindo a realização de votações antes da apreciação de 3 mil vetos da presidente Dilma acabou adiando a votação.
Posteriormente, o ministro Luiz Fux esclareceu que o Orçamento poderia ser votado, mas não havia mais tempo hábil para mobilizar os parlamentares.
*Com Agência Senado