Sob pressão, Zema aumenta desconto em pedágio para motorista ‘frequente’ na Linha Verde
Reformulado, novo edital que entrega administração da MG-10, MG-424 e LMG-800 à iniciativa privada será publicado neste sábado
Proposta polêmica que motivou protestos em cidades da Grande BH, a concessão de trechos da Linha Verde (MG-10), MG-424 e LMG-800 passará por mudanças. Após uma série de críticas e muita pressão - de prefeitos, da Assembleia e até do Tribunal de Contas do Estado -, o Governo Zema publicará neste sábado (26) novo edital do projeto que repassa a responsabilidade de estradas do Vetor Norte à iniciativa privada.
Parte das mudanças foi informada nesta sexta-feira (25) pelo Governo de Minas. Os pedágios estão mantidos nas vias, mas os descontos serão maiores aos usuários frequentes. Além disso, o novo documento prevê a inclusão de intervenções que antes não estavam previstas.
No novo edital, foram incluídos a iluminação pública na MG-424 e aprimoramento dos locais de implantação de várias passarelas, inclusive a próxima ao aeroporto.
Dentre o conjunto de alterações está a implantação do desconto metropolitano, que isentará o usuário (carros e motos) que passar mais de uma vez pelos pórticos de cobrança, no mesmo dia e mesmo sentido. Na prática, um taxista que vai ao aeroporto várias vezes ao dia só pagará a tarifa da primeira vez que passar no mesmo pórtico.
Ainda segundo o Governo de Minas, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) foi ampliado. Agora o desconto máximo poderá chegar a 61% na 30ª passagem, frente aos 50% previstos na edição anterior.
A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão de diversas melhorias nos trechos rodoviários, previstas para serem realizadas nos 12 primeiros meses do contrato. Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões.
As estradas previstas na concessão cortam 13 municípios: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.
De acordo com o Estado, as alterações ocorrem após estudos "mais aprofundados". A revisão "tem como base as demandas apresentadas por prefeitos, vereadores, deputados e pela população", informou o governo.