O Supremo Tribunal Federal volta a julgar a Ação Penal 470, conhecida como mensalão, na tarde desta quinta-feira (18). A sessão retomará o voto do relator Joaquim Barbosa, iniciado na quarta-feira, sobre as acusações de formação de quadrilha. Dentre os réus, Marcos Valério e José Dirceu são os mais notórios, de uma extensa lista, composta por José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos, Geiza Dias, José Roberto Salgado, Kátia Rabello, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane.
Apesar de o Capítulo 2 estar no início da denúncia, Barbosa deixou o item para o final, porque, segundo ele, é mais fácil analisar se houve associação criminosa para cometer crimes depois de tudo que já foi apresentado nas outras seis etapas do julgamento. Depois de Joaquim Barbosa terminar a leitura das 70 páginas restantes de seu voto, o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, começa a votar. Só então os demais integrantes da Corte se posicionam.
O STF trabalha para concluir o julgamento do mensalão até a próxima quinta-feira, dia 25. Na próxima semana, a Corte fará uma sessão extra na terça, 23, a pedido de Joaquim Barbosa, que fará uma viagem para tratamento médico no dia 29. Dessa forma, estão previstas sessões todos os dias de segunda a quinta-feira. Os ministros precisam concluir a votação do capítulo de formação de quadrilha e decidir duas questões em aberto: qual será a decisão da Corte em relação aos quatro réus cujo julgamento terminou empatado e a pena que será imposta a cada um dos condenados.
Com Agência Brasil e Agência Estado Atualizado às 15h14