O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Mauro Tramonte (Republicanos), afirmou ter planos para despoluir a Lagoa da Pampulha. O apresentador de TV revelou que, caso eleito, irá propor uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Temos propostas de procurar a UFMG para trazer os técnicos aqui. São trabalhos que vamos fazer durante toda a nossa gestão exclusivos aqui para a Lagoa”, afirmou Tramonte.
Acompanhado da vice-candidata na chapa Luísa Barreto (Novo), ele fez uma caminhada nos arredores da lagoa na manhã desta quinta-feira (29). Durante o passeio, disse que conversou com o cônsul do Reino Unido, que apresentou a tecnologia utilizada em Londres, na despoluição do Rio Tâmisa.
O candidato destacou que, para despoluir a Lagoa da Pampulha, é necessário que a Copasa e a Prefeitura de Belo Horizonte parem de delegar a responsabilidade pelo local.
“A prefeitura fala que a obrigação é da Copasa, e vice-versa. Temos que definir isso. Desse jeito não pode ficar, temos milhares de residências que jogam esgoto aqui dentro. Temos que pegar cada entrada de água aqui e tratar.Temos que despoluir isso daqui”.
Tramonte ainda lamentou a situação em que a lagoa se encontra e criticou o valor gasto na tentativa falha de despoluição nos últimos anos. “Muito triste você ver uma lagoa maravilhosa, planejada pelo nosso querido Oscar Niemeyer, estar nessa situação. Muito triste saber que, em 20 anos, gastou-se R$ 1 bilhão e meio e não resolveram nada”.
(Divulgação/ Rodrigo Lima)
*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca