TRE faz campanha pelo voto jovem e leva ônibus para escolas

Aline Louise - Hoje em Dia
19/03/2014 às 07:58.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:43

(Flávio Tavares)

Eles podem fazer a diferença em uma eleição, mas estão cada vez menos interessados em política, como demonstram dados do TRE de Minas. Em 1989, 420 mil jovens, com idades entre 16 e 17 anos, participaram das eleições no Estado.

Em 2012 o número era de pouco mais de 297 mil, ou seja, 1,64% do eleitorado. Até fevereiro de 2014 a redução percentual havia se acentuado, apenas 1,03% do eleitorado mineiro, que soma mais de 15 milhões de pessoas, era de adolescentes.

Preocupada em aumentar o interesse do jovem, a Justiça Eleitoral lançou na última terça-feira (18) o projeto Se Liga 16, para incentivar o voto da população nessa faixa etária, cujo comparecimento às urnas é facultativo.

Para o presidente do TRE-MG, desembargador Wander Morotta, o motivo do desinteresse seria o “desencantamento com os políticos e consequentemente com a política em geral”.

O projeto Se Liga 16 disponibiliza um ônibus adaptado, com toda a estrutura dos cartórios eleitorais, que vai circular por 11 escolas na capital mineira, fazendo o cadastramento dos estudantes. “Pretendemos mostrar para os jovens que ao invés de simplesmente ir às ruas, também devem ir às urnas”, reforçou o desembargador durante o lançamento do projeto, na Escola Estadual Villa Lobos, no bairro Santo Agostinho, região centro-sul de Belo Horizonte.

O estudante Francisco Ferreira Faria, de 17 anos, vice-presidente em Minas Gerais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), reconhece que muitos jovens se informam pouco sobre política e acabam formando opinião com base em argumentos frágeis.

“A maior parte dos estudantes está dentro do senso comum, eles não entendem a política direito, têm falta de informação correta e coerente das coisas. Ai basta ouvir que o cara lá no governo roubou para criar um senso geral sobre a política”, opina Francisco.

“É fato que a gente vive num país com grande denuncismo, uma política hostil e isso desestimula. Mas o jovem precisa se informar melhor e se envolver, porque se ele se ausentar estará deixando a política largada à própria sorte e isso não ajuda em nada”, completa.

A estudante Talita Barbosa, de 16 anos, foi a primeira de 222 alunos a tirar o titulo de eleitor no ônibus do TRE na última terça-feira (18). “Eu acho que quanto mais cedo eu começar melhor. Saímos às ruas nas manifestações, mas temos que tomar atitude na hora do voto”, disse.

O jogador de futebol do Cruzeiro, Lucas Silva, de 21 anos, participou do lançamento do projeto. “Eu voto desde os 16 anos, acredito que temos um poder muito grande”, ressaltou.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por