O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (4), em coletiva de imprensa, que os Estados Unidos irão “assumir” a Faixa de Gaza. A declaração foi feita no mesmo dia em que Trump recebeu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, em Washington. Netanyahu foi o primeiro líder estrangeiro a se encontrar com o republicano neste segundo mandato.
Mais cedo, o presidente norte-americano já havia dito, em três ocasiões, que via como “única” alternativa dos palestinos que vivem na Faixa de Gaza deixar o território. Ele chegou a “sugerir” que a Jordânia e o Egito abriguem os palestinos, o que teria sido rechaçado pelas autoridades dos dois países.
A “justificativa” de Trump para “assumir” a Faixa de Gaza é reconstruir o território, arrasado após 15 meses de guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel, conflito que deixou mais de 40 mil mortos. Os palestinos vivem na região há gerações.
Leia mais: