Túlio Raposo lidera com folga e pode vencer no 1º turno em Ribeirão das Neves
Ex-Secretário do atual prefeito é favorito, com 42,2% em cenário estimulado; percentual de votos válidos chega a 78%
O ex-secretário de administração na gestão do atual prefeito Junynho Martins (União Brasil) em Ribeirão das Neves, Túlio Raposo (PP), pode vencer a disputa deste ano pela prefeitura em primeiro turno, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) pelo SigDados Instituto de Pesquisas. O candidato tem 42,17% das intenções de voto na abordagem estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados. O adversário mais próximo, Vicente Mendonça (PT), tem 9,17% - são 33 pontos percentuais de diferença. Em terceiro aparece Diogo Fernandes (Novo), com 4,0%.
Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves está entre as oito cidades de Minas que podem ter votação em dois turnos nas eleições deste ano. Isso é previsto em municípios com mais de 200 mil eleitores e caso nenhum dos candidatos alcance 50% dos votos válidos mais um no primeiro turno.
Os números do SigDados mostram que, excluindo votos brancos, nulos e os indecisos, Tulio Raposo venceria a disputa em Neves com 78% da preferência do eleitorado, Nesse cenário, sem segundo lugar ficaria Vicente Mendonça (16,6%) e Diogo Fernandes 7,2%.
O levantamento foi realizado em 12 e 13 de setembro, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, sem apresentação dos nomes dos candidatos, o candidato do PP mantém a vantagem, com 21,83% das intenções de votos. O candidato petista e ex-vereador na cidade Vicente Mendonça está em segundo, com 2,83% e Diogo Fernandes do Novo, 0,50%. Não souberam ou não responderam representam 59,83% dessa amostra. Ninguém/brancos/nulos somaram 13,33% dos eleitores.
O atual prefeito Junynho Martins e Delei, candidato a vice-prefeito na chapa de Túlio Raposo, também foram mencionados por entrevistados na pesquisa espontânea e somaram 1,7% das intenções de voto.Vicente tem a maior rejeição
O SigDados também avaliou a rejeição dos candidatos e 26,17% dos entrevistados disseram que jamais votariam em Vicente Mendonça (PT). O candidato do partido do Governador Zema, Diogo Fernandes (Novo) foi rejeitado por 10,67% , empatado tecnicamente na margem de erro com Túlio (PP) 8,5%. Não rejeitaram nenhum dos candidatos 27,17%; rejeitaram todos 11,17% e não souberam ou não quiseram responder, 16,33%.
Independentemente da escolha do voto, 52,5% dos entrevistados acreditam na vitória de Túlio Raposo, enquanto apenas 4,33% acreditam que Vicente Mendonça vencerá. Outros 2% apostam em Diogo Fernandes. Não souberam ou não quiseram responder 41,17%.
Quase 70% aprovam governo de Junynho Martins
O SigDados mediu também a aprovação da administração do prefeito Junynho Martins, que não disputa as eleições deste ano por estar em seu segundo mandato. Para 69% dos entrevistados, a atual administração, enquanto que 20,83% desaprovam e 10,17% preferiram não opinar.
Pesquisa
A soma dos percentuais pode não chegar em 100% em razão de arredondamentos. A pesquisa quantitativa, de survey, consistiu na realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos no município de Ribeirão das Neves- MG. Foram entrevistados 600 eleitores. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, 95%. A pesquisa, registrada no TSE sob o nº MG- 08179/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados nos dias 12 e 13 de setembro.