União dá sinal verde às obras da BR-381 e libera R$ 1,4 bi

Ricardo Rodrigues - Hoje em Dia
10/05/2014 às 08:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:31
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca nesta segunda-feira (12) em Ipatinga, no Vale do Aço, para a solenidade que marcará o início das obras de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Em sua sexta visita do ano a Minas Gerais, reduto eleitoral do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, a presidente assinará a ordem de serviço de cinco lotes já licitados, no valor de R$ 1,4 bilhão: 1, 2, 3.1, 3.2 e 7.   “Temos R$ 1,8 bilhão já contratado”, afirmou ao Hoje em Dia o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Fraxe. O valor se refere a sete lotes contratados dos 11 previstos nas obras de duplicação, restauração e adequação de capacidade da BR-381. O trecho total engloba os 303 quilômetros da rodovia, da capital a Valadares, no Leste do Estado.   Jorge Fraxe disse ainda que, dos quatro lotes de obras que faltam, dois estão em negociação. Segundo ele, os últimos (8a e 8b), de Caeté a Santa Luzia, e de Santa Luzia até Belo Horizonte, por serem essencialmente urbanos, estão exigindo um trabalho de negociação mais demorado com as empresas. Esses trechos estão sendo licitados pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), uma nova modalidade de licitação “que não prevê aditivos”, e são chamados de variante Santa Bárbara.   Relevo   De acordo com o diretor-geral do Dnit, no final do ano será contratado o lote da variante de Nova Era até depois de João Monlevade. Fraxe destacou que a rodovia tem como particularidade as diferentes altitudes, começando dos 200 metros em Governador Valadares até os 800 metros registrados em Belo Horizonte.   “Tem local que chega a mais de mil metros de altitude. Por ser uma região montanhosa, duplicar esse trecho com a rodovia em operação vai exigir trabalho dobrado e investimento maior”, assinalou Fraxe. A previsão do Dnit é de que os contratos de outros dois trechos sejam assinados ainda neste mês, e as ordens de serviço saiam até meados de junho.   Diretor do Dnit aposta em maior competitividade no Vale do Aço   O diretor-geral do Dnit, Jorge Fraxe, disse que a duplicação da BR-381 vai modificar toda a dinâmica socioeconômica da região Leste de Minas, oferecendo um nível de serviços superior.   “Essa obra vai dar competitividade a tudo o que se produz no Vale do Aço. O turismo e a circulação de pessoas e de mercadorias ganha uma nova dinâmica”, afirmou.  Além de novas pistas e da restauração da atual, serão construídos cinco túneis, 34 pontes, 66 viadutos e 31 passarelas.   Fraxe destacou que já existem alojamentos de operários das empresas vencedoras da licitação em alguns trechos, além de máquinas na pista prontas para iniciar a duplicação da Fernão Dias. Ele participou, em 3 de abril, de audiência pública em Governador Valadares para esclarecer as dúvidas sobre a duplicação da BR-381, anunciada pela presidente Dilma Rousseff. Autoridades estaduais e federais também participaram da reunião.   Desde 2012, quando foi lançado o edital para duplicação da rodovia, o cronograma da obra passou por atrasos e cancelamentos. Em 2013, divergências entre o Dnit e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prejudicaram a concessão da licença ambiental para a execução da obra. O documento só foi liberado pelo Conselho de Política Ambiental (Copam) em fevereiro deste ano. 

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