Sem citar diretamente a crise política ou o processo que está sendo julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que pode cassar o seu mandato, o presidente Michel Temer usou o discurso do anúncio no Plano Safra 2017/2018 para tentar empregar uma ideia de otimismo e reafirmou que está seguro de que permanecerá no cargo. "Vamos conduzir o governo até 31 de dezembro de 2018", disse para uma plateia de lideranças rurais e diversos políticos que ocuparam o Salão Nobre do Palácio do Planalto.
Temer, que chegou ao evento acompanhado dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de ministros, disse ainda que o setor agropecuário dá uma "injeção de otimismo no País" e que é com "essa alma e esse vigor" que a cerimônia provoca é que ele terminará seu mandato.
O presidente, que anunciou o total de R$ 190,25 bilhões para o Plano Safra, destacou que, ao ver a quantia que está sendo colocada à disposição do campo, não há razões para não ser otimista. "Quando eu percebo os R$ 190,25 bilhões que estamos colocando, quando vejo o que está sendo feito no setor da agricultura, do agronegócio, eu digo: será que temos o direito de ser pessimistas no Brasil? Não tenho dúvida que o otimismo permeia essa solenidade", completou.
No evento desta quarta-feira (7), tido como uma tentativa de agenda positiva para mostrar que o governo segue trabalhando independente da crise, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou ainda a redução da taxa de juros para algumas modalidades de crédito, e Temer destacou que a iniciativa fazia parte de seu governo. "Convenhamos que temos nos preocupado com juros menores do que os do passado", disse.
Herman defende manutenção de delatores da Odebrecht como prova em ação de chapa
Incluir depoimentos da Odebrecht em processo é dever do TSE, afirma relator
TSE rejeita mais uma questão preliminar; julgamento será retomado amanhã às 9h
Fachin ainda decidirá sobre depoimento de Rocha Loures, esclarece PF
Apesar das divergências, ministros do TSE têm momentos de descontração