Após dois anos de obras paralisadas e investimentos de apenas 1,8% do valor total do empreendimento, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu licitar a construção da Via 710. O corredor terá quatro quilômetros de extensão e ligará as avenidas dos Andradas à Cristiano Machado, chegando à interseção com o Anel Rodoviário, na Região Nordeste.
A obra é tida como uma alternativa para chegar à Linha Verde, principal acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), desafogando o trânsito na região Central e na Cristiano Machado. Ela foi retirada da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo.
De acordo com a administração municipal, isso significa que a Via 710 não contará mais com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo. Porém, continuará a ser financiada pelo governo federal e pelo município. A obra está orçada em R$ 174 milhões, dos quais R$ 78 milhões virão de empréstimos da União. O restante é por conta da prefeitura.
Nessa sexta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial do Município a abertura da licitação para contratar a construção do novo corredor. A via terá de duas a quatro faixas de rolamento por sentido, ciclovia, passeio, canteiro central, passarela de pedestres, viadutos, alças e um túnel. A sinalização também fica a cargo da empresa a ser contratada.
Imbróglio
A implantação do corredor já havia sido licitada. Porém, a empresa foi “descontratada” por não cumprir com os termos do contrato. Com isso, as transferências de recursos cessaram e a obra parou. Apenas 1,8% dela foi concluída. A Caixa Econômica Federal repassou, no período, apenas R$ 1,2 milhão. E a prefeitura investiu outros R$ 4 milhões. O corredor foi anunciado em 2010.
Segundo informações da prefeitura, ocorreram problemas na desapropriação de famílias. Para erguer a via 710 é necessária a desapropriação de 342 famílias. Muitas delas entraram com recursos judiciais.
Com o imbróglio, o corredor não ficará pronto para o mundial de futebol do próximo ano e foi excluída do PAC da Copa no fim de novembro deste ano. É que ela não ficará pronta para receber os turistas. Possivelmente, será finalizada em 2015 ou em 2016, quando termina o mandato de Marcio Lacerda.
Anel Rodoviário também fica para 2015
Não é apenas a Via 710 que teve o cronograma alterado e não ficará pronta no próximo ano. Conforme mostrou o Hoje em Dia na edição de ontem, o projeto para modernização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte também não ficará pronto em 2014. Foi publicado no Diário Oficial da União o prolongamento do prazo para a conclusão do projeto de engenharia da obra, que abrangerá os 27 quilômetros do Anel.
Na sexta, o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) informou que não haverá atrasos na obra. Porém, confirmou o que já havia sido publicado: a extensão do prazo para concluir o projeto de engenharia. Ainda segundo o DER, o governo fará, em 2014, obras paliativas nos trechos mais críticos, deixando os cerca de 80% de obras para 2015. Mesmo estas obras nos trechos críticos dependem de licitação e assinatura de compromisso com a União.