Corrida pela PBH

Viana confirma Kika da Serra como vice e diz que substituição por Renata ‘é ‘estratégica’

Conflito por nome de vice pode gerar multa a campanha eleitoral

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/08/2024 às 17:26.
Viana faz campanha ao lado de Kika da Serra no aglomerado (Divulgação / Carlos Viana)

Viana faz campanha ao lado de Kika da Serra no aglomerado (Divulgação / Carlos Viana)

Na corrida pela cadeira da prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos), esteve no aglomerado da Serra neste domingo (18), ao lado de Kika da Serra, confirmada pelo candidato como vice na chapa. O problema é que a candidata indicada pelo partido continua sendo Renata Rosa, que segue nos materiais de campanha, como os entregues no aglomerado. 

“Legalmente a gente tem que respeitar e colocar o que está lá posto no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Assim que nós tivermos a documentação toda resolvida, o nome da Kika passará a constar no material”, disse. 

De acordo com Viana, a escolha por  Kika é estratégica e mais ampla. “A Kika é uma líder comunitária, muito conhecida em pelo menos 70 vilas e aglomerados de Belo Horizonte”, ressaltou o candidato, que fez questão de ressaltar as qualidades de Renata. “Ela tem uma história muito bonita de superação. Mulher negra e cadeirante, criou os filhos, é advogada; ou seja, ela é uma demonstração de como a gente pode superar as dificuldades”.

Pelas redes sociais, Renata Rosa, que é indicação de Nely Aquino, esteve no lançamento da campanha da vereadora Alessandra Ribeiro “A Minnie”, no bairro Taquaril, região leste de BH. Como vem sendo desde a última sexta-feira (16), Renata não citou o nome de Viana durante o encontro, mas pediu votos para a chapa. 

Renata Rosa participa de lançamento de campanha a vereadora de Alessandra Ribeiro, “A Minnie”, no Taquaril (Reprodução / Instagram Renata Rosa)

Renata Rosa participa de lançamento de campanha a vereadora de Alessandra Ribeiro, “A Minnie”, no Taquaril (Reprodução / Instagram Renata Rosa)

Justiça determina ajuste em nome de vice em material de campanha

Ainda neste domingo, a Justiça Eleitoral determinou que o candidato a prefeito Carlos Viana adeque o material de campanha que é distribuído à população. Em caso de descumprimento da ordem, poderá ser aplicado uma multa. 

“O perigo de dano é demonstrado pelo prejuízo que a veiculação de propaganda sem o nome da candidata a vice e da coligação pode causar ao pleito em razão do fato de que o eleitorado tem o direito de saber quem são os candidatos e seus respectivos vices, garantindo a transparência e a publicidade do pleito eleitoral”, disse o documento assinado pelo juiz Guilherme Sadi, da 28ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por