Eleições 2022

Viana isenta Bolsonaro e diz que atrasos no metrô e rodovias são responsabilidade do governo Zema

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
23/08/2022 às 15:40.
Atualizado em 23/08/2022 às 16:05
 (Reprodução Redes Sociais Carlos Viana)

(Reprodução Redes Sociais Carlos Viana)

O senador Carlos Viana (PL), candidato ao governo do Estado apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tirou do governo federal a responsabilidade pela falta de investimentos no metrô de Belo Horizonte. Segundo ele, a expansão do sistema não acontece porque o governo estadual não tem competência.

 “O dinheiro para o metrô está no cofre do governo estadual”, disse em entrevista ao Podcast Frango com Quiabo, transmitido pelo G1 na tarde desta terça-feira (23).

 Viana afirmou que a Metrominas, instituição da administração estadual responsável por conduzir o processo de privatização do metrô da capital, “é um cabide de emprego” e que essa seria a razão da expansão do sistema não avançar em Minas. 

O senador bolsonarista também tentou tirar a culpa do governo Bolsonaro pela falta de avanço na duplicação de estradas federais que atravessam Minas Gerais, que estão entre as principais reivindicações dos eleitores mineiros.

Um exemplo é a duplicação da BR-381, no trecho que vai de Belo Horizonte ao Espírito Santo. De acordo com Viana,  o governo estadual nunca buscou a União para tratar desse assunto.

Viana ainda criticou o modelo de privatizações adotado pelo governo mineiro. Na opinião dele, a administração estadual realiza privatizações sem critérios e busca apenas modelos de lucro à inciativa privada; não pensa na prestação do serviço público.

O candidato disse que é a favor de privatizações, mas “não é para entregar o patrimônio público igual o governo do Estado quer”. 

“Lutei para manter o Aeroporto da Pampulha. Ele foi entregue ao governo do Estado, que privatizou por R$ 12 milhões em 20 anos, um dos melhores aeroportos do Brasil. Ou seja, deu para a iniciativa privada”.

Os ataques ao atual governo do Estado não pararam por aí e se estenderam ao Partido Novo. Viana afirmou que o problema da legenda não é a falta de sensibilidade política: "Mas é dar mais dinheiro para quem já é rico".

Promessas maiores

Segundo o senador, estão disponíveis nos cofres do governo estadual R$ 2,8 bilhões para privatização do metrô de Belo Horizonte. Esse processo deve estar condicionado à expansão da linha até o Barreiro e à criação de novas estações no trecho do metrô em Contagem. 

Porém, para o candidato, isso é pouco. Carlos Viana disse que quer levar o metrô até Betim e criar um ramal até Ribeirão das Neves. "Apenas dessa forma poderíamos pensar a região metropolitana incluída em uma economia sustentável".

“Olha o Rodoanel. Estamos perdendo uma oportunidade de mudar o modelo de trânsito na região metropolitana. Porque faltou diálogo do governo estadual com as cidades. Isso devia ter sido pensado desde a criação do Move, em Belo Horizonte”, afirmou.

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