Aprova ou desaprova?

VÍDEO: TRE-MG garante que referendo sobre nova bandeira não irá atrasar votação em BH

Secretário de eleições do TRE, Pablo Aragão destacou que o processo será 'rápido e simples'

Bernardo Haddad*
@_bezao
30/09/2024 às 17:02.
Atualizado em 30/09/2024 às 17:30
 (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

Faltando seis dias para as eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) divulgou informações sobre o referendo da nova bandeira de Belo Horizonte. O órgão garantiu que a votação não irá atrasar o processo eleitoral da capital e pediu para que a população se informe sobre o assunto. 

De acordo com o secretário de eleições do TRE, Pablo Aragão, o processo rápido e simples. Segundo ele, a previsão é que o resultado seja divulgado no mesmo dia, assim como nas eleições municipais.

“Considerando as eleições de 2022 que tinha uma quantidade maior de cargos a serem votados e que eleição municipal são apenas 2 votos (vereador e prefeito), não acreditamos que seja uma dificuldade. Entendemos que o fato do referendo estar na urna não ocasionará problemas em relação à filas e aglomerações nos locais de votação”, destacou.

Durante coletiva realizada nesta segunda-feira (30), o secretário afirmou que a divulgação da nova bandeira deveria ter sido feita pelos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte que aprovaram o referendo. Para ele, uma parcela da população ainda pode estar surpresa com possível mudança da bandeira. 

“Existia a previsão de que fossem formadas frentes parlamentares para defender e também rejeitar a proposta. Contudo, as frentes não se organizaram e não tivemos frentes parlamentares. Então a divulgação do TRE seguiu o que estava no cronograma de divulgação do processo eleitoral desde o início de setembro junto com as campanhas eleitorais”, destacou. 

Pablo Aragão, secretário de eleições do TRE-MG (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

Pablo Aragão, secretário de eleições do TRE-MG (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

A Câmara Municipal informou que a formação das frentes parlamentares era facultativa, não obrigatória. O Legislativo ainda destacou que está fazendo campanha, em parceria com o próprio TRE-MG, com o objetivo de informar a população. 

Entenda a votação 

Durante as eleições municipais neste domingo (6), após votar no candidato a vereador e depois prefeito, o eleitor irá se deparar com a seguinte pergunta na tela da urna eletrônica: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”. 

Para aprovar, o eleitor deverá digitar o número 1. Para rejeitar, basta teclar 2. Também é possível votar em branco ou anular, digitando qualquer outro número. 

As bandeiras não estarão ilustradas nas urnas eletrônicas, devido à configuração do sistema. Porém, nas zonas eleitorais, serão disponibilizados cartazes com a atual e a nova bandeira. Também haverá uma descrição em áudio (QR Code) com as duas opções. 

(TRE-MG/Divugação)

(TRE-MG/Divugação)

*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por