O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta terça-feira (4), que vai aumentar o percentual de reajuste dos servidores de 3,62% para 4,62%. O índice proposto, enviado para aprovação à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), corresponde à inflação de 2023, vale para todos os servidores e é retroativo a janeiro.
“Passamos as últimas semanas reunidos, fazendo contas e ajustando economias nos gastos públicos, para conseguirmos alcançar o índice de reajuste de 4,62%. Esse percentual corresponde, exatamente, à inflação de 2023. Desta forma, faremos uma recomposição integral das perdas inflacionárias”, afirmou Zema, ao lado da Secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (Novo), em vídeo postado nas redes sociais. Confira abaixo.
O adicional trará um impacto de R$ 560 milhões por ano nos cofres públicos do Estado e, segundo o Executivo estadual, foi feito um "esforço para fazer corte de gastos" para chegar ao adicional.
Na última quarta-feira (29), o PL 2.309/24, que concedia reajuste de 3,62% aos servidores, já tinha sido aprovado em 1º turno pelos deputados, mas foi duramente criticado tanto pela base de Zema quanto pela oposição. O texto segue em tramitação no Plenário, pois as emendas apresentadas não foram analisadas. Uma reunião está prevista para as 14h para discutir a proposta.
“Desde que assumi o governo, eu e meu secretariado trabalhamos arduamente para que Minas Gerais seja um Estado sustentável financeiramente. Ou seja, que gaste somente aquilo que arrecada. Batalhamos e lutamos muito para chegar nesse equilíbrio”, diz Zema.