Meio ambiente

'Você não teve o menor respeito pela Amazônia', diz Lula a Bolsonaro

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
16/10/2022 às 23:05.
Atualizado em 17/10/2022 às 00:22
 (Reprodução / Band TV)

(Reprodução / Band TV)

Durante o debate entre presidenciáveis na Band neste domingo (16), o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro (PL) contribuiu para a destruição da Amazônia durante seu o mandato no Palácio do Planalto.

“Você colocou ministro (do Meio Ambiente) que desmatava tudo e dizia que abria a cancela para entrar boiada. Você não teve o menor respeito pela Amazônia. Para você o que vale é os caras 'entrar, desmatar, invadir'. O homem de negócio sério não invade. O verdadeiro homem do agronegócio não invade, quem invade é bandido”, disse o petista, que prometeu acabar com isso caso seja eleito.

Lula ressaltou ter sido convidado para reuniões do G-8 e G-20 (grupos que reúnem parte das maiores potências mundiais) e alegou que o motivo dos convites foi a política ambiental que implantou durante o governo petista.

“Por que eu era convidado? Porque tinha uma coisa que a gente cuidava que você (Bolsonaro) não cuida: a questão do clima. Foi nosso governo o menor desmatamento da Amazônia, e o seu é o maior todo ano”.

Jair Bolsonaro fez defesa da floresta como patrimônio nacional. “Lula, você acabou de dizer, há poucas semanas, que ia dividir a biodiversidade da Amazônia com o mundo. Você já está se curvando ao mundo. Ao invés de você falar que a Amazônia é nossa, quer dividir a nossa biodiversidade”, respondeu.

O petista declarou que no governo do PT houve "o menor desmatamento da Amazônia" e que no de Bolsonaro "é o maior todos os anos." De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na série histórica sobre o desmatamento na Amazônia, a maior área destruída de florestas ocorreu na gestão do Tucano Fernando Henrique Cardoso em 1995, com 29 mil km².

Na gestão atual na presidência, a área destruída chegou a 10,1 mil km² em 2019 e, no ano passado, 13 mil km² foram desmatados - a maior área desde 2006.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por