Saúde

Wanderson Rocha propõe gestão compartilhada do Hospital Risoleta Neves

Proposta foi feita durante sabatina do Hoje em Dia nesta segunda

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
09/09/2024 às 15:20.
Atualizado em 09/09/2024 às 16:07

Candidato do PSTU participou de sabatina do Hoje em Dia (Valéria Marques)

Caso eleito prefeito de Belo Horizonte (PBH), o candidato Wanderson Rocha (PSTU) quer assumir a gestão compartilhada do Hospital Risoleta Neves, na região Norte, juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo foi revelado durante sabatina do Hoje em Dia nesta segunda-feira (9). “É um hospital gerenciado pela UFMG, tem verba da prefeitura, que é bem pouca, do governo federal e do governo estadual. Vamos exigir ao governo Lula e ao governo Zema que a gestão fique sob responsabilidade da prefeitura, com a cogestão da universidade”.

De acordo com ele, com essa medida a prefeitura teria condições de melhorar o atendimento. “Aumentar o número de leitos e garantir médicos, enfermeiros, além da valorização desses profissionais”.

Rocha também pretende criar um novo hospital municipal, além de revitalizar outras unidades de saúde. “O nosso compromisso é mais um hospital municipal. Na rua Paraíba com a Paracatu já tem um equipamento que pode ser utilizado com um hospital municipal, também vamos revitalizar o hospital e ampliar os leitos do Odilon Behrens”.

Outro foco do candidato é o hospital Célio de Castro, no Barreiro. “Lá, é uma Parceria Público Privada. É uma organização social que gere o hospital e ganha muita grana da prefeitura. Queremos municipalizar este centro de saúde”.

Candidato do PSTU

Servidor público municipal e filiado ao PSTU desde 2020, Wanderson Rocha é professor, mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Atuante em movimentos sindicais, é diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede). Tem 49 anos, foi candidato a prefeito da capital nas eleições de 2020 e também já disputou vaga na Câmara Municipal, na ALMG e na Câmara dos Deputados.

Wanderson Rocha na preferência do eleitorado

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Wanderson Rocha (PSTU) aparece na 8ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato tem 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024. 

O professor está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2% e Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3%. 

Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH

Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.

Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia na última semana. 

Veja quais serão as próximas entrevistas (*)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)

(*) O candidato Carlos Viana (Podemos) seria o entrevistado desta terça-feira (10), mas desmarcou sua participação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por