O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), tem até a primeira semana de dezembro para definir quem será o novo procurador-geral de Justiça do Estado, para o biênio 2025/26. Os nomes para a lista tríplice foram definidos após votação nesta segunda-feira (18).
Disputam o cargo o procurador de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt, o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho e o procurador de Justiça Marcos Tofani Baer Bahia.
Conforme a apuração, Carlos Bittencourt teve 660 votos. Paulo de Tarso teve um a menos (659) e Marcos Tofani, 322. Outros 133 votos foram para o procurador Geraldo Flávio Vasques, que ficou fora da lista. Também foram computados cinco votos em branco e quatro nulos.
Bittencourt é ex-procurador-geral de Justiça em Minas. Ele esteve à frente da instituição de 2013 a 2016, durante dois mandatos e atualmente exerce o cargo de procurador-geral adjunto institucional. Ele é o candidato escolhido pelo atual ocupante do cargo, Jarbas Soares Júnior.
Marcos Tofani está no Ministério Público desde 1993, onde é titular da Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos. Já Paulo de Tarso exerce atualmente o cargo de promotor de Justiça de Defesa do Consumidor.
O novo procurador-geral de Justiça será empossado pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contatos após a nomeação.