Pomar Brasil bem perto de entrar em operação no Jaíba

Jornal O Norte
07/08/2008 às 11:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:40

Valéria Esteves


Colaboração para O NORTE




(foto: DIVULGAÇÃO)

A Pomar Brasil está a todo vapor no Projeto Jaíba. Conforme o diretor Victor Purri, na última semana um diretor do BDMG ligado a área das pequenas operações foi conhecer as instalações e tudo o que já está pronto. Para Victor essa iniciativa pode significar uma retomada do interesse do banco nas operações com os pequenos produtores e talvez da reestruturação dos passivos que os produtores da C2 tem com o banco.

A expectativa da direção é que Pomar Brasil,cotada a ser uma grande agroindústria deva operar ainda este ano, em meados do mês de outubro. 

A informação é de que serão investidos cerca de R$ 50 milhões no Projeto Jaíba com a instalação da Pomar Brasil, conforme o diretor geral da indústria, Victor Purri

Nesse processo, os pequenos produtores serão beneficiados com a elaboração de um contrato de compra da produção de maracujá que deve ser numa área total de 700 hectares divididos em dois a três hectares por produtor familiar.

As frutas utilizadas pela indústria serão: maracujá, manga, goiaba e abacaxi - sendo que, no período de safra, o excedente da produção de manga, produzido pelos produtores, deve ser comprado pela Pomar Brasil.

A chegada dessa empresa conta também com o apoio da Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, Seapa- secretaria de Agricultura entre outros.

As propostas da Agroindústria visam à integração regional por meio do mecanismo da produção de maracujá.

- Nossas obras estão a pleno vapor com expectativa de operar ainda este ano. Vale lembrar que a Pomar Brasil é um dos projetos estruturados da secretaria de Agricultura do governo de Minas.

A classe empresarial acredita que a chegada da Pomar será um indicador de progresso, tendo em vista que a promessa é integrar o pequeno produtor ao setor agroindustrial a ser implantado no Jaíba. Victor explica que tem ao longo dos dois últimos anos, apresentado o projeto de integração da Pomar aos produtores, mas de antemão antecipa que dois mil hectares serão parte do plantio próprio da empresa para o processamento de frutas industriais.

- Vamos acertar todos os passos com os produtores, inclusive explicar como se dará o contrato de compra antecipada, envolvendo os valores e a quantidade certa do que vamos consumir. Isso, porque serão processadas pelo menos 70 mil toneladas de frutas por ano, o que vai dobrar o que o Jaíba produz hoje - afirma.

Para concluir, o diretor geral da indústria falou que as expectativas quanto ao empreendimento são as melhores possíveis, considerando o potencial originário do Projeto irrigado do Jaíba.

CONTRATAÇÃO

Cerca de 150 pessoas já estão empregadas com a previsão de contratação de outras centenas nas próximas etapas. Nesse momento, segundo o diretor, Victor Purri está se preparando a terraplanagem, obras civis, estruturas metálicas entre outros.

Em breve, afirma, serão contratadas as empresas de equipamentos, de instalações elétricas e instalações de utilidades, o que deve implicar em um pico de mais de 300 pessoas na obra.

- Na área agrícola a Fazenda Sucesso já conta com mais de 150 empregados e só o pomar de goiaba, com mais de 150 hectares irrigados já se constitui um dos maiores do Brasil, diz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por