No final da década de 1990, quem não apostasse num utilitário-esportivo (SUV) estava fadado ao fracasso. Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Volkswagen, Audi e Volvo colocaram no mercado suas interpretações de como deveria ser um jipão moderno. E o XC90 deu novo rumo à marca sueca, que provou que os jipões poderiam ser seguros. Agora, a marca vai além e acaba de lançar no Brasil a segunda geração do SUV, que chega com pacote tecnológico a um passo da condução autônoma.
Enorme, o XC90 chega com três fileiras de bancos, e quem viaja atrás não é preterido de conforto. O acabamento impecável mostra que a Geely (detentora da marca) não poupou recursos no desenvolvimento do jipão, que tem como um do destaques o sistema Sensus Connect, que agrega todas as funções do veículo numa tela de nove polegadas, no painel central, e que funciona com ou tablet. Tudo pode ser configurado, desde a climatização aos modos de condução.
Eletrônica
Mas a cereja do bolo é pacote de tecnologias de segurança que inclui controle de velocidade ativo, que é capaz de reduzir a velocidade do XC90 e manter margem segura do veículo à frente, que interage com o leitor de faixas, capaz de manter a trajetória nas curvas sem a intervenção do motorista. Para finalizar, ele conta com o popular City Safety, que freia automaticamente em velocidades até 50 km/h caso surja um obstáculo à frente.
Manobrar esse gigante de cinco metros de comprimento não é uma tarefa árdua. Além do assistente de estacionamento, há um conjunto de câmeras que projetam um campo de 36o° em torno do veículo.
E sob o capô? Ao contrário dos concorrentes com motores gigantescos, a Volvo decidiu por uma unidade turbo 2.0 de 320 cv e 40 mkgf de torque, acoplado a uma transmissão de oito marchas, que garante performance invejável. Seus preços partem de R$ 319 mil, na versão Momentum e R$ 363 mil, na Inscription.