SÃO PAULO - O presidente da Bolívia, Evo Morales, viajou na noite desta sexta-feira (14) para a Venezuela, em caráter de urgência, para uma reunião dos países pertencentes à Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) no sábado. A reunião foi agendada pela situação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, submetido a uma cirurgia em decorrência de um câncer.
A ministra de Comunicações da Bolívia, Amanda Dávila, anunciou que Morales adiou sua agenda de sábado (15) para ir para a Venezuela "de emergência". "Sim, [Morales] está indo para a Venezuela, haverá uma reunião da Alba, então ele está indo para a reunião", disse Dávila.
Ela disse que a reunião não estava agendada para sábado, mas foi adiantada pelo estado de saúde do mandatário venezuelano, que se recupera em Cuba. Dávila disse ainda que "seguramente" a situação de Chávez será analisada.
Não foi informado Morales cumprirá algum outro compromisso durante sua estadia na Venezuela. Seu retorno está previsto para a noite de sábado.
Chávez se encontra em Havana, em Cuba, onde foi operado na última terça-feira. A cirurgia, a quarta em 18 meses, durou mais de seis horas.
De acordo com as informações divulgadas pelo governo venezuelano, o líder evolui favoravelmente após ter sofrido uma hemorragia durante a intervenção cirúrgica.