Pressionado, Mano vê saldo positivo e faz planos para Copa de 2014

Gazeta Pres
11/08/2012 às 15:55.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:23
 (AFP PHOTO / GLYN KIRK)

(AFP PHOTO / GLYN KIRK)

O técnico Mano Menezes assumiu a Seleção Brasileira na gestão de Ricardo Teixeira e é visto com desconfiança por José Maria Marin, atual presidente da CBF. Pressionado após a derrota diante do México na final dos Jogos de Londres, o treinador fez um balanço positivo da campanha encerrada neste sábado e citou a Copa de 2014.

“A derrota em um jogo não deve influenciar muito no trabalho, assim como a vitória. Se tivéssemos vencido, não estaríamos com todos os nossos problemas resolvidos. Com a cabeça mais fria, temos que fazer a leitura correta depois. Mas de forma geral o saldo foi positivo por ter chegado até a final, embora não tenhamos vencido”, afirmou Mano.

Sob o comando do treinador, a Seleção ganhou cinco partidas consecutivas nos Jogos de Londres, uma marca inédita para o Brasil nas Olimpíadas. Com astros como Neymar e Thiago Silva, o time entrou em campo embalado na final, mas acabou derrotado por 2 a 1 pelo México, desfalcado de Giovani do Santos, seu único atleta que atua no exterior.

“Estivemos muito perto da medalha de ouro, mas não conseguimos. Nos faltou algo na base de jogadores de até 23 anos, porque essa é a realidade do torneio. Mas penso que, a partir de agora, voltando as atenções para a Copa de 2014, nosso objetivo principal, vamos colocar o time principal em campo e poderemos seguir em evolução”, afirmou Mano.

José Maria Marin, presidente da CBF, acompanhou a decisão do ouro olímpico no Estádio de Wembley. Chamado pelos jornalistas ao passar pela zona de entrevistas, o sucessor de Ricardo Teixeira prometeu: “depois eu falo com vocês”. E seguiu seu caminho.

No cargo desde 2010, Mano procura encarar a pressão com naturalidade. “Penso que quem ocupa esse cargo deve estar preparado. No Brasil, mesmo ganhando uma Copa do Mundo o técnico não é tão elogiado. Imagine perdendo uma Olimpíada”, reconheceu.

Eliminado nas quartas de final da Copa América-2011 de forma vexatória diante do Paraguai, Mano Menezes ainda não conseguiu vencer adversários expressivos, já que perdeu amistosos contra Argentina, França e Alemanha, além de empatar com a Holanda.

Esperançoso em seguir no cargo, ele lembrou que o Brasil já caiu nos Jogos com atletas que tiveram sucesso na Seleção principal em seguida - Taffarel, Jorginho, Mazinho, Bebeto, Romário e Dunga, por exemplo, foram vice olímpicos na década de 1980 e campeões mundiais em 1994.

“Se você olhar para trás, nas Seleções Brasileiras que perderam as Olimpíadas tinham grandes jogadores. Depois das devidas correções, em um curto espaço de tempo esses grupos alcançaram resultados vencedores. Perder na final também traz amadurecimento para esses jovens chegarem mais experientes em 2014”, disse Mano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por