Bagdá - O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, chegou a Bagdá neste domingo (4) para discutir formas de seu país apoiar forças de segurança do Iraque na luta contra o grupo Estado Islâmico.
Abbott e seu parceiro do Iraque, Haider al-Abadi, discutiram a cooperação militar entre os dois países, incluindo o treinamento e o equipamento das forças de segurança iraquianas, segundo informações de um canal de televisão do Iraque.
Aviões de combate australianos estão lançando ataques aéreos contra alvos do grupo Estado Islâmico ao norte do Iraque, como parte de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, e 200 tropas de forças especiais australianas vão em breve chegar ao Iraque para aconselhar e auxiliar forças de segurança locais.
Neste domingo, a polícia informou que diversas casas foram atingidas por explosões no vilarejo xiita de Sabaa al-Bour, cerca de 30 quilômetros (20 milhas) ao norte de Bagdá, matando quatro pessoas e ferindo sete. Já ao oeste de Bagdá, uma explosão de bomba em uma rua comercial matou duas pessoas e feriu outras seis.