Procuradoria poderá arquivar inquérito sobre Antonio Anastasia

Folhapress
Publicado em 02/08/2015 às 23:45.Atualizado em 17/11/2021 às 01:11.
À frente das investigações sobre políticos citados na Operação Lava Jato, a Procuradoria Geral da República estuda pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) neste mês o arquivamento do inquérito que apura o suposto envolvimento  do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).
 
Como o jornal  "Folha de S. Paulo" revelou em janeiro, o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, disse à Polícia Federal, em novembro de 2014, que entregou R$ 1 milhão, em 2010, a Anastasia, então candidato a governador, por ordem do doleiro Alberto Youssef.
 
O senador rechaçou a acusação na época e disse desconhecer o policial e o doleiro, um dos principais operadores do esquema de corrupção descoberto na Petrobras. A fala de Careca foi desmentida depois por Youssef, que fez acordo para colaborar com as investigações e negou ter pedido ao policial que entregasse o dinheiro. Os procuradores da Lava Jato fizeram nos últimos meses checagens para verificar a história de Careca, que depôs na condição de testemunha. As apurações não confirmaram os fatos narrados.
 
Na declaração de novembro, ele disse que levou o dinheiro a uma casa em Belo Horizonte e que Youssef lhe dissera que o destinatário era o então candidato dos tucanos ao governo de Minas. "Tempos mais tarde, vendo os resultados eleitorais, identifiquei que o candidato que ganhou a eleição era a pessoa para quem levei o dinheiro", disse Careca. A polícia mostrou então uma foto de Anastasia. "A pessoa que aparece na fotografia é muito parecida com a que recebeu a mala enviada por Youssef, contendo dinheiro'', disse o policial.
 
Youssef era um dos operadores encarregados de distribuir o dinheiro da propina paga pelas empresas que tinham negócios com a Petrobras. Careca era uma das pessoas que entregavam o dinheiro em nome do doleiro.
 
Segundo um dos investigadores, apesar de a apuração não confirmar o depoimento de Careca, o fato narrado pelo policial ainda não está descartado. A hipótese dos investigadores é que o dinheiro mencionado pode ter sido entregue a outro destinatário.
 
Em março, quando o STF autorizou a abertura de inquéritos sobre Anastasia e outros políticos, o senador pediu ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos associados à Lava Jato no tribunal, que revisse sua decisão.
 
Os advogados de Anastasia disseram que a abertura do inquérito foi baseada em depoimento "solitário e vazio" e, por isso, ele não deveria prosseguir. A Procuradoria reagiu ao pedido para trancar o inquérito na época.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por